Governo de SP firma acordo para novo espaço imersivo e interativo na Avenida Paulista
Implantação ficará a cargo da Confederação Nacional da Indústria, por meio do Sesi nacional, em terreno do Governo do Estado
Governo do Estado de São PauloO Governador João Doria, anunciou neste sábado (23), último dia da missão na Califórnia, um acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para a implementação de um novo espaço imersivo e interativo. O futuro local segue os moldes do famoso Exploratorium, laboratório público de aprendizado localizado em São Francisco.
O anúncio foi feito durante a visita da comitiva do Governo do Estado ao Exploratorium, e contou com a presença dos Secretários de Estado Sérgio Sá Leitão (Cultura e Economia Criativa) e Patrícia Ellen (Desenvolvimento Econômico) e do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
Para viabilizar a implementação do novo museu, o Governo do Estado fará permissão de uso do Casarão Franco de Mello, um antigo casarão de barões do café, localizado na Avenida Paulista. Dessa forma, a CNI, por meio do Sesi nacional, executará as reformas, preservando as características do local, para a implantação do novo espaço expositivo que ainda não tem nome definido.
O restauro do imóvel e a construção do anexo se dará de acordo com projeto aprovado nos órgãos de patrimônio. “A Avenida Paulista ganha mais um espaço cultural interativo, com as características do Exploratorium em São Francisco”, destacou Doria, lembrando que serão, agora, cinco centros de cultura na avenida mais famosa do Estado.
O espaço
São cinco mil metros quadrados voltados para a economia criativa e a inovação, com a realização contínua de atividades de formação e capacitação, apoio a empreendedores e startups e exposições de arte e tecnologia.
”A convergência entre arte, criatividade, inovação e tecnologia é o grande vetor do futuro da humanidade e o dínamo da quarta revolução industrial. O espaço que faremos no Casarão em parceria com o SESI será uma vitrine disso. As pessoas poderão conhecer, experimentar e também construir um futuro melhor para todos”, enfatizou o Secretário da Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão.
A iniciativa terá o apoio de diversas instituições internacionais, como o Exploratorium e o Smithsonian, entre outras.
“Dois pontos positivos dessa parceria: primeiro com a Exploratorium, com quem já estamos há dois anos discutindo como levar ao Brasil o que eles tem de melhor e, segundo, por levar essa estrutura para São Paulo, que vai permitir mostrar para o Brasil inteiro como que a ciência, a tecnologia e a inovação podem contribuir com os jovens do futuro”, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
O Exploratorium
Trata-se de um espaço interativo e imersivo de ciência, arte e percepção humana, criado há 50 anos. Com ênfase na experimentação e no prazer da descoberta. São mais de 650 displays internos e ao ar livre, além de exposições temporárias e instalações. Dentre as experiências, destaca-se o Domo Tátil, onde é possível fazer uma incursão interativa na escuridão total, usando o tato como único guia.