Governo de SP e comitiva da Arábia Saudita debatem cooperação e investimentos
A capacidade agrícola paulista, produção de biogás, turismo e indústria de alimentos estiveram entre os temas debatidos pelas autoridades
Governo de São PauloO governador Tarcísio de Freitas recebeu na manhã desta terça-feira (1º) a comitiva saudita liderada pelo Ministro de Investimentos da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih. O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e teve também a participação do chefe do Escritório para as Américas, Abdulrahman Bakir, do vice-ministro adjunto para Promoção de Investimentos, Abdulmajeed Albadrani, e do embaixador da Arábia Saudita em Brasília, Faisal bin Ibrahim Ghulam, além de empresários do país árabe.
Tarcísio iniciou o encontro com a entrega da medalha Ordem do Ipiranga, a mais alta honraria concedida pelo Estado de São Paulo, à Khalid Al-Falih. “Estamos extremamente felizes em receber uma delegação tão numerosa no estado. Isso colabora para criarmos laços cada vez mais fortes”, declarou o governador, que seguiu com a apresentação das áreas prioritárias para investimento em São Paulo.
A alta capacidade agrícola do estado, produção de biogás, biometano, etanol e hidrogênio verde, turismo, indústria de alimentos e um parque industrial pujante foram os tópicos apresentados pelo governador, que também convidou o país árabe a inaugurar um escritório em São Paulo. “Temos tomado medidas para estimular o investimento, sobretudo no campo tributário. Essas ações têm sido feitas para facilitar, para desburocratizar o investimento e a instalação de novas empresas”, disse Tarcísio.
O governador também destacou o saldo positivo dessas iniciativas. “Nos cinco primeiros meses deste ano, o PIB do estado de São Paulo cresceu 2,3%. Tivemos a maior geração de empresas da nossa história, foram mais de 340 mil novas empresas criadas nesses meses e tivemos uma geração positiva de empregos, 240 mil novos postos de trabalho”, afirmou o chefe do executivo.
Tarcísio de Freitas estava acompanhado dos secretários Lucas Ferraz, de Negócios Internacionais, Natália Resende, de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Arthur Lima, secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Benini, de Parcerias em Investimentos, Juliana Cardoso, representante da secretaria de Desenvolvimento Econômico, e Rui Gomes, da InvestSP. Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento da InvestSP com a Saudi Invest, ligada ao Ministério de Investimentos da Arábia Saudita.
Khalid Al-Falih, Ministro de Investimentos da Arábia Saudita, falou de sua boa impressão com a economia e com o povo de São Paulo. “O desenvolvimento não tem precedentes. A qualidade de vida em São Paulo é igual a de qualquer outra cidade global”, ressaltou. Segundo o ministro, a maior preocupação para o povo árabe é a segurança alimentar. “É um recurso muito importante e significativo para nós na Arábia Saudita. Temos planos bem detalhados para fornecer alimentos que serão cultivados na água por meio da aquicultura, usando agrotecnologia verde e novas tecnologias, mas só podemos produzir com certas quantidades substanciais de nossos alimentos. Sabemos que o Brasil e São Paulo fornecem a melhor fonte sustentável para isso”, finalizou.