Governo de SP debate estratégias de transição para uma economia de baixo carbono
Por meio da SDE, Estado tem apoiado projetos de descarbonização nos transportes e de energia limpa
InvestSPNessa quarta-feira (23), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) participou do “5° Congresso FEI de Inovação e Megatendências 2050 – Energia e Sustentabilidade para a Vida”, promovido pelo Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo, na Grande SP.
Representada pelo especialista em Transição Energética da InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à pasta), Davi Lopes, a SDE foi destaque no debate sobre estratégias e soluções para a transição para uma economia de baixo carbono, que reuniu representantes do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor.
Alinhadas às trilhas de desenvolvimento do Governo de São Paulo, que incluem frentes como descarbonização, transição energética e economia circular, a InvestSP tem atuado em projetos e ações para apoiar o poder público na definição de políticas para neutralizar as emissões de carbono até 2050, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (SEMIL).
A agência também oferece suporte ao setor privado na elaboração de projetos de transição energética em unidades e processos. A InvestSP aposta, por exemplo, no incentivo ao uso de fontes como o hidrogênio e o biometano, que podem ser obtidos por meio da cana de açúcar.
“Como um dos maiores produtores de cana de açúcar do planeta, São Paulo tem tudo para liderar a transição energética não apenas no Brasil, mas no mundo. Queremos incentivar o debate e propor ações práticas para que o setor privado e o poder público trabalhem juntos, de maneira estratégica”, diz Davi Lopes.