Governo de SP debate ampliação das relações comerciais com a China
SDE e InvestSP atuam para atrair novos investimentos e abrir espaço para empresas paulistas no mercado asiático
InvestSPA Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), por meio da InvestSP, agência de promoção e investimentos vinculada à pasta, quer ampliar as relações comerciais com a China, com a criação de novas oportunidades para empresas paulistas no exterior e a atração de mais investimentos chineses para o Estado. Por isso, nessa segunda-feira (3), representantes da agência participaram do Seminário de Promoção, Cooperação Comercial e Investimentos entre China e São Paulo, que também contou com a presença do vice-governador do Estado, Felicio Ramuth.
O evento reuniu, na capital paulista, autoridades e empresários dos dois países, especialmente da Mongólia Interior, região localizada no norte da China, na fronteira com Mongólia e Rússia, e que oferece oportunidades de negócios em áreas como mineração, agropecuária e turismo.
O vice-governador, Felicio Ramuth, destacou a participação de empresas da China em projetos de infraestrutura do Governo do Estado, como o leilão do Trem Intercidades (TIC) que ligará São Paulo e Campinas – cuja sondagem de mercado foi feita pela InvestSP -, vencido por um consórcio composto pela chinesa CRRC: “a China tem nos ajudado muito nos projetos de infraestrutura e em investimentos por meio das PPPs (Parcerias Público-Privadas) do Governo do Estado de São Paulo. A China tem sido uma grande parceira!”.
A InvestSP conta com um escritório em Xangai, que atua para facilitar o acesso de empresas paulistas ao mercado asiático e promover São Paulo lá fora como destino ideal para investimentos privados. Além disso, “a agência oferece apoio técnico a quem quer se instalar no Estado, desde a escolha do melhor local até suporte em questões de infraestrutura e ambientais”, explicou o diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo, que foi um dos painelistas do Seminário.