14/07/11 15h52

Governo de SP cria programa com 30 mil vagas

Folha de São Paulo

O governo do Estado de São Paulo anuncia hoje a implantação do programa Via Rápida para o Emprego, que prevê cursos de qualificação profissional de até três meses de duração.

Neste ano, serão oferecidas 30 mil vagas, disponíveis a partir do mês que vem.
"Desenvolvemos o programa porque temos hoje um cenário no Brasil, e em São Paulo, de vagas não preenchidas por falta de qualificação das pessoas", diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Barbosa.

Somente no sistema estadual que faz intermediação entre empregadores e empregados, 120 mil postos estão sem candidatos aptos.

A meta do novo programa é atender 400 mil pessoas até 2014. Estarão disponíveis mais de 130 cursos, que formarão profissionais como pedreiros, eletricistas, cozinheiros, pizzaiolos e operadores de telemarketing.

Pelo programa, os participantes receberão bolsa mensal de R$ 330. Caso haja mais interessados do que vagas, prevalecerão os candidatos que possuírem menor escolaridade e maior idade e necessidades familiares.

Cerca de mil vagas serão reservadas para pessoas participantes de programas estaduais de transferência de renda.
Formandos no ensino médio estadual terão aproximadamente 2.000 vagas reservadas. Outras mil serão para os que cumprem pena em regime semiaberto.