Governo de SP abre licitação para restaurar Estádio Ícaro de Castro Melo, no Complexo do Ibirapuera
O investimento total, incluindo projeto, gerenciamento e as obras que agora serão licitadas, é de R$ 88,7 milhões
Agência SPO Governo de São Paulo, por meio das secretarias de Esportes (Sesp) de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), anunciou na quinta-feira (26) a abertura do processo de licitação para contratar a empresa que ficará responsável pela reforma, restauro e modernização do Estádio Ícaro de Castro Melo, localizado no Complexo do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista. O investimento total, incluindo projeto, gerenciamento e as obras que agora serão licitadas, é de R$ 88,7 milhões.
“A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo está empenhando todos os seus esforços para recuperação desse que é um dos templos do atletismo brasileiro. Com essa reforma será possível que São Paulo volte a receber as principais competições nacionais e internacionais”, disse a secretária de Esportes, coronel Helena Reis.
Os projetos foram norteados por três conceitos: a preservação integral das características e elementos tombados; atendimento às demandas com as adequações necessárias para o atletismo moderno, ou seja, atender às exigências de certificação Classe 1 da World Athletics – WA (Federação Internacional de Atletismo); e o atendimento integral às normas e legislação vigentes, com destaque para acessibilidade, proteção e combate a incêndio e ao Código Sanitário Estadual.
O objetivo é realizar a modernização de diversos setores do estádio, incluindo a pista de atletismo, os banheiros, as arquibancadas e os canteiros, garantindo maior conforto e funcionalidade para os atletas e público. A reforma tem como objetivo devolver o local à comunidade esportiva e transformá-lo em um centro de treinamento de excelência, capaz também de receber competições de alto nível.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, avalia que a união de especialistas em diferentes áreas permitiu a elaboração de um projeto qualificado. “Estamos juntando a expertise das equipes de projetos e obras do corpo técnico da CDHU com a experiência esportiva da Secretaria de Esportes, ouvindo especialistas, para devolver um patrimônio histórico à nossa comunidade esportiva”, afirma o secretário, ressaltando que um intercâmbio internacional na Itália realizado em maio ajudou a qualificar o trabalho de restauro do estádio.
“Na nossa imersão em Firenze [Florença], tivemos contato com técnicas de restauro de bens tombados, inclusive esportivos, e essa experiência internacional está enriquecendo o projeto que agora parte para a fase de contratação de obras, como a compatibilização de elementos modernos sem perder as características históricas do bem tombado.”
A intervenção prevê a adaptação para garantir acessibilidade no estádio, o que inclui uma plataforma metálica para acomodar pessoas com deficiência. Também está prevista a instalação de dois telões, novos guarda-corpos para segurança do público, mais de 11 mil assentos e módulos sanitários com acessibilidade. Será preservada a visibilidade da estrutura histórica, que será recuperada em concreto, respeitando todas as diretrizes para manter as características do bem tombado.
Na pista, será construída uma 9ª raia, conforme orientações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Paulista de Atletismo (FPA). Também haverá uma pista de aquecimento para os atletas. Vestiários e estruturas de apoio aos atletas serão reformados e modernizados.
O restauro do estádio é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e a CDHU, com o intuito de fomentar a prática esportiva e revitalizar esse importante equipamento público. A CDHU, que desenvolveu o projeto e será responsável pela licitação, vai liderar o processo de seleção da empresa que executará a obra. Após a contratação, a previsão é que as obras sejam finalizadas em 16 meses.
“Desde o meio do ano estamos debruçados junto com a equipe da CDHU para entregar um projeto que contemple todas as necessidades da comunidade esportiva. Também chamamos para o debate integrantes da Confederação e Federação de Atletismo. Será uma obra complexa, mas quando finalizada trará grandes frutos para o esporte do Estado de São Paulo”, falou o secretário-executivo da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, coronel José Ribeiro Lemos Junior.
A expectativa é de que, após a conclusão das obras, o Estádio Ícaro de Castro Melo volte a desempenhar um papel central no desenvolvimento do esporte, beneficiando atletas de diversas modalidades e a população em geral.