Governo de SP abre inscrições para missões do 1º semestre de 2025 do CreativeSP
Programa de internacionalização da economia criativa levará até 50 empresas para Berlinale, SXSW, GDC e festivais de Cinema e Publicidade de Cannes
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e InvestSPO Governo de São Paulo anunciou o calendário com as missões internacionais do 1º semestre de 2025 do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Até 50 empresas paulistas poderão participar do Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), do South by Southwest (EUA), da Game Developers Conference (EUA) e dos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França).
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da InvestSP. Além de incentivar a troca de conhecimentos entre empresas de São Paulo e do resto do mundo, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro para o Estado e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural.
“A internacionalização é um passo essencial para fortalecer nossa economia criativa, um setor que gera inovação, emprego e riqueza. Com o CreativeSP, São Paulo se consolida como um polo criativo global, oferecendo oportunidades concretas para que empresas paulistas ocupem espaços de destaque em grandes eventos internacionais, ampliem suas redes de contato e atraiam novos investimentos para o nosso Estado”, ressalta a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton.
Em 2024, foram 10 missões, com uma projeção de R$ 725 milhões em negócios – alta de 79% na comparação com 2023 -, além da geração de 6,4 mil empregos na indústria cultural. Ao todo, 103 empresas tiveram a oportunidade de participar dos seguintes eventos: Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), South by Southwest (EUA), Game Developers Conference (EUA), festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França), Fringe (Escócia), Gamescom (Alemanha), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Womex (Inglaterra) e Ventana Sur (Uruguai).
“O CreativeSP nos permite usar todo o nosso conhecimento sobre comércio exterior, além da estrutura dos escritórios internacionais da InvestSP, para promover São Paulo lá fora e gerar negócios, emprego e renda no setor criativo, fundamental para promover a inovação e aumentar a competitividade da economia paulista”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.
O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Missões do CreativeSP – 1º semestre de 2025
Festival de Cinema de Berlim (Berlinale) – Alemanha – 13 a 23 de fevereiro
South by Southwest (SXSW) – Estados Unidos – 7 a 15 de março
Games Developers Conference (GDC) – Estados Unidos – 17 a 21 de março
Festival de Cinema de Cannes - França – 13 a 24 de maio
Festival de Publicidade Cannes Lions - França – 16 a 20 de junho
Para saber mais e fazer sua inscrição, clique aqui.