Governo de SP abre inscrições e levará empresas paulistas para o Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha
Interessados em participar da missão do CreativeSP devem se inscrever até 15 de janeiro
InvestSPO Governo de São Paulo levará até dez empresas paulistas para o 75º Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), um dos maiores eventos do mundo do setor, que acontece de 13 a 23 de fevereiro, na Alemanha. Será a primeira missão de 2025 do programa CreativeSP, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Empresas interessadas devem se inscrever pelo site da InvestSP até 15 de janeiro. O CreativeSP busca promover a troca de conhecimento entre produtores de São Paulo e do resto do mundo, incentivar a geração de negócios e empregos no setor de economia criativa e atrair investimento estrangeiro para o Estado.
“A presença de empresas paulistas no Festival de Cinema de Berlim é uma oportunidade única para impulsionar o setor audiovisual do nosso estado. O Berlinale não apenas abre o calendário global de eventos do setor, mas também é um dos principais pontos de encontro para a geração de negócios, networking e troca de conhecimento. Com o CreativeSP, buscamos colocar São Paulo no centro das inovações e tendências globais, fortalecendo a economia criativa e ampliando as possibilidades de parcerias internacionais”, ressalta a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton.
Um dos destaques do evento é o European Film Market (EFM), espaço no qual profissionais e empresas do mundo todo, como produtoras, agentes de vendas, distribuidores, operadores de cinemas e investidores, se reúnem para negociar. Por abrir o calendário de grandes eventos globais do setor audiovisual, o Berlinale é um forte indicador de tendências e inovações para o resto do ano.
Voltado para setores como tecnologia, inovação, entretenimento, cultura, audiovisual e literatura, o CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Mais de R$ 700 milhões em negócios no setor cultural
Em 2024, a projeção de negócios gerados pelas missões do CreativeSP bateu recorde ao atingir R$ 725 milhões, alta de 79% na comparação com o ano anterior. Sem falar na geração de 6,4 mil empregos na indústria cultural. Ao todo, 103 empresas puderam participar de 10 eventos, como os festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França), a Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), o South by Southwest (EUA) e o próprio Berlinale.
Para 2025, já estão confirmadas mais quatro missões, todas com inscrições abertas:
- South by Southwest (SXSW) – EUA – 7 a 15 de março
- Games Developers Conference (GDC) – EUA – 17 a 21 de março
- Festival de Cinema de Cannes - França – 13 a 24 de maio
- Festival de Publicidade Cannes Lions - França – 16 a 20 de junho