Governo de SP abre inscrições e levará até 10 empresas para o Festival de Publicidade Cannes Lions, na França
Missão empresarial integra o programa CreativeSP, que deve gerar até R$ 2,5 bilhões em negócios na indústria cultural paulista
InvestSPO Governo de São Paulo levará até 10 empresas paulistas para o maior evento mundial do setor publicitário, o Festival de Publicidade Cannes Lions, que acontece entre 17 e 21 de junho, na França. As companhias interessadas devem consultar o regulamento e se inscrever pelo site da InvestSP até 16 de maio.
A missão empresarial será realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além de incentivar a troca de conhecimentos, a iniciativa busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural.
Será a primeira missão do CreativeSP para o Festival de Publicidade Cannes Lions. Nos dois últimos anos, o programa marcou presença, apenas, no Festival de Cinema de Cannes. A projeção de negócios gerados pelas empresas selecionadas pelo CreativeSP participantes do evento em 2022 e 2023 passa de R$ 225 milhões.
“O Governo de São Paulo está apoiando as empresas paulistas em sua jornada para os grandes eventos internacionais de audiovisual. Juntos, estamos construindo um futuro brilhante para a indústria cultural de São Paulo e fortalecendo nossa presença no cenário global. Vamos celebrar a criatividade, a comunicação e o marketing, e mostrar ao mundo o talento e a visão únicos das empresas paulistas”, diz a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Até R$ 2,5 bilhões em negócios na indústria cultural
Em 2023, o CreativeSP levou 80 empresas da indústria cultural para nove dos maiores eventos de economia criativa do mundo: SXSW (EUA), GDC (EUA), Festival de Cinema de Cannes (França), Gamescom (Alemanha), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Festival de Cinema de San Sebastián (Espanha), Womex (Espanha), Web Summit Lisboa (Portugal) e Ventana Sur (Argentina).
A projeção de novos negócios gerados pelas empresas participantes é de R$ 404 milhões, alta de 13% na comparação com 2022, com a criação de 7,8 mil vagas de trabalho, um avanço de 18%. Os bons resultados levaram o Governo de SP a prorrogar o CreativeSP até 2028. A expectativa é que, até lá, o programa injete cerca de R$ 2,5 bilhões na indústria cultural paulista.
Em 2024, já foram realizadas três missões: Festival de Cinema de Berlim (Berlinale), na Alemanha, South by Southwest (SXSW) e Games DevelopersConference (GDC), ambos nos Estados Unidos.