Governo de SP abre curso de gasista com oportunidades de emprego
Iniciativa em parceria com a Comgás oferece qualificação gratuita; mulheres e negros terão prioridade
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SPA Secretaria de Desenvolvimento Econômico abriu inscrições para 90 vagas em cursos gratuitos de qualificação para gasista, profissional especializado em equipamentos e instalações da indústria do gás. A iniciativa é uma parceria com a Comgás, empresa que vai disponibilizar vagas de trabalho aos concluintes de destaque. A estimativa é que pelo menos 40% dos alunos sejam contratados.
Atualmente, o salário médio de um gasista gira em torno de R$ 3.000,00. É este profissional quem atua nas instalações de gás, reparos e procedimentos de segurança. Em casos de vazamentos, por exemplo, é ele quem vai determinar as medidas que devem ser tomadas e avaliar os riscos das operações.
Para participar do curso é necessário ter 18 anos ou mais, ensino médio completo e CNH ativa na categoria B. Dentro desses requisitos, mulheres e negros terão prioridade. Para se inscrever, basta acessar o site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico até 14 de julho.
Juliane Melo, aluna da primeira turma do programa, contou que dois meses após concluir o curso de gasista conseguiu emprego na área e, desde então, vem se desenvolvendo na carreira. “O curso me ajudou a conseguir uma recolocação no mercado de trabalho e aprendi muito. Atuo como gasista há dois anos e sou muito grata pela oportunidade que tive”, conta.
O curso tem carga horária de 140 horas/aula, sendo 120 delas teóricas de forma remota e 20 horas práticas. Ele oferece conceitos de manutenção, testagem, instalação de equipamentos e tubulações de gás natural nos segmentos residencial e comercial. Além disso, os alunos vão aprender como fazer o monitoramento de ambiente, isolamento e sinalização de área de segurança, ajuste de pressão dos equipamentos trocados ou reparados, entre outros procedimentos de segurança.
As aulas teóricas serão ministradas via Teams por professores do Centro Paula Souza, sendo às terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras nos horários das 19h00 às 22h00. Já as aulas práticas serão ministradas na Comgás, em São Paulo, São José Campos ou Campinas, aulas em três sábados sendo no primeiro e no segundo das 08h00 às 17h00 e, no terceiro, das 08h00 às 12h00.
Para se inscrever ou saber mais, clique aqui.