26/03/13 17h41

Governo de São Paulo estreita relacionamento com representações diplomáticas e câmaras de comércio

Promovido pela Assessoria Especial para Assuntos Internacionais e pela Investe São Paulo, evento reuniu representantes de cerca de 40 países.

Apresentar as principais realizações e as metas do Governo do Estado de São Paulo no âmbito das relações internacionais e da atração de investimentos. Esse foi o principal objetivo do café da manhã realizado nesta terça-feira, no Palácio dos Bandeirantes, pela Assessoria Especial para Assuntos Internacionais e pela Investe São Paulo para representações diplomáticas e câmaras de comércio de diversos países.

“Somos o primeiro estado brasileiro a formalizar nossa atuação internacional. Hoje, São Paulo tem relações com 103 países, 20 organizações internacionais e 14 redes multilaterais”, afirmou o Assessor Especial do Governador para Assuntos Internacionais, Rodrigo Tavares. “A meta é estabelecer mais 100 acordos de cooperação até o final de 2013”, reforçou.

Tavares explicou que, em 2011, houve uma mudança significativa na postura do governo do estado em relação à atuação internacional. “Avaliamos que São Paulo tinha uma atuação ainda tímida internacionalmente. Era necessário que o Estado construísse uma imagem internacional à altura da presença de destaque que tem no cenário nacional”, disse. Desde então, São Paulo mudou sua postura: em vez de receptor passou a ser um provedor de cooperações internacionais.

Entre 2011 e 2012, o Estado recebeu 879 delegações estrangeiras, participou de 50 eventos internacionais e estabeleceu 84 acordos. Somente a Investe SP, nesse período, realizou 433 atendimentos a delegações estrangeiras e entidades internacionais.

O presidente da Investe SP, Luciano Almeida, destacou os 33 investimentos anunciados no período por empresas atendidas pela agência, totalizando mais de R$ 11 bilhões em investimento, os quais geraram cerca de 26 mil empregos diretos. “Estamos buscando melhorar nossa atuação a partir do estabelecimento de parcerias com instituições internacionais”, disse Almeida, ressaltando o protocolo assinado com a agência japonesa de comércio exterior e de atração de investimentos, Japan External Trade Organization (Jetro), visando promover troca de experiências, técnicas, cultura e boas práticas entre as agências.

O convênio possibilitou que um funcionário da Investe SP permanecesse durante dois meses trabalhando dentro da Jetro, no Japão. A Investe SP está estabelecendo acordos similares com outras instituições de promoção de investimento, envolvendo inclusive a vinda de funcionários de agências estrangeiras para a agência paulista. O próximo intercâmbio será realizado ainda no primeiro semestre de 2013 e resultará no envio de um funcionário da Investe SP para a Korea Trade & Investment Promotion Agency (Kotra), agência de atração de investimentos da Coreia do Sul.

“Além de trazer para São Paulo as melhores técnicas na atração de investimentos, o representante da Investe SP na agência estrangeira também fica à disposição para atender os empresários daquela região que queiram conhecer melhor as oportunidades de investimento no Estado de São Paulo”, explicou Almeida.

A questão da candidatura da cidade de São Paulo à Expo 2020 foi outro assunto abordado durante o encontro. No final do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas e fazer sugestões.