Governo de São Paulo entrega duas embarcações para a Baixada Santista na véspera do Carnaval
Com investimento total de R$ 14,4 milhões, serão atendidos usuários da travessia que interliga os municípios de Santos e Guarujá
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e LogísticaA Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), por meio do Departamento Hidroviário (DH), entregou, nesta sexta-feira (28), véspera de Carnaval, dois reforços para a travessia que interliga os municípios de Santos e Guarujá, na Baixada Santista: a FB-10 e a FB-15. As duas embarcações retornam à operação depois de serem modernizadas com investimento total de R$ 14,4 milhões.
Nos últimos dois anos, o Governo do Estado de São Paulo investiu cerca de R$ 200 milhões na modernização do sistema de Travessias Litorâneas, com destaque para a reforma de embarcações e melhorias na infraestrutura dos terminais. Destes recursos, R$ 79,6 milhões já foram direcionados à reforma de 11 embarcações entre 2023 e 2024, e outros R$ 93,5 milhões estão previstos para o ano de 2025.
Do tipo ferry-boat, a FB-10 tem capacidade para transportar simultaneamente 32 veículos e 200 pedestres e recebeu um investimento de R$ 9,1 milhões. Já a FB-15 comporta até 20 veículos e 96 pedestres e teve um investimento de R$ 5,3 milhões. Com a chegada das novas embarcações, a Travessia Santos/Guarujá contará com oito balsas em serviço e uma reserva. O reforço desse sistema permitirá que uma outra balsa, a FB-14, seja deslocada para apoiar a Travessia de Cananéia/Ilha Comprida.
Considerada uma das maiores travessias do mundo em volume de demanda, a travessia Santos/Guarujá atravessa 450 metros do canal do maior porto da América Latina, o Porto de Santos. O sistema é composto por duas linhas de navegação: uma travessia mista (para pedestres, ciclistas e veículos) e outra exclusiva para veículos.
Segundo Denis Gerage, subsecretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, “a incorporação das embarcações à frota da Travessia Santos/Guarujá reforça a capacidade operacional da infraestrutura, atendendo com mais eficiência a demanda crescente, principalmente em períodos de alta temporada, e fortalecendo a mobilidade para moradores e turistas”, explica.
Previsão de movimento no movimento no Carnaval
O sistema de travessias litorâneas de São Paulo projeta um movimento intenso durante o feriado de Carnaval 2025. A previsão é de que mais de 145 mil veículos e cerca de 100 mil pedestres e ciclistas utilizem os serviços entre o sábado (1°) e a Quarta-Feira de Cinzas (5).
Para evitar congestionamentos e longas esperas, o DH recomenda que os usuários evitem os horários de pico, principalmente no início da manhã e no fim da tarde, e priorizem as travessias após as 20h, quando o fluxo tende a diminuir. A orientação inclui consultar o site oficial do departamento (https://semil.sp.gov.br/travessias/) antes do deslocamento. A plataforma oferece imagens de monitoramento ao vivo, tempo médio de espera nas filas e alertas sobre condições climáticas que possam afetar as operações.
A Semil busca mitigar os impactos do tradicional fluxo turístico no período, garantindo que o deslocamento entre as cidades litorâneas ocorra com segurança e organização. “Com o aumento da demanda no feriado, a Operação Verão tem como objetivo otimizar as travessias. Para garantir uma experiência mais tranquila, é fundamental que os usuários planejem suas viagens com antecedência. Evitem os horários de pico, consultem nosso site para informações em tempo real e verifiquem as condições climáticas antes de se deslocar. São medidas simples e que tornam a viagem mais agradável. Além disso, orientamos que os passageiros sigam as instruções dos agentes nas balsas, contribuindo para a segurança de todos”, completa Gerage.
Investimentos nas travessias litorâneas
Nos últimos dois anos, o Governo de São Paulo investiu mais de R$ 200 milhões na modernização do sistema de Travessias Litorâneas. A melhoria mais recente foi a reforma da Estação de Passageiros Praça da República, em Santos, entregue no último dia 18 de fevereiro. Ela contou com R$ 8,2 milhões em investimentos em obras de recuperação estrutural e ampliação da acessibilidade.
Além dessa reforma, a Estação Vicente de Carvalho, localizada em Guarujá, também recebeu investimentos significativos entre 2023 e 2024, totalizando R$ 14,8 milhões. Esse valor foi destinado à construção de um novo flutuante com duas passarelas, adequações de acessibilidade e à modernização do sistema de combate a incêndio.
Na travessia de São Sebastião a Ilhabela, houve reforma dos flutuantes, totalizando R$ 13,8 milhões em investimentos. Outra melhoria foi a construção de um novo flutuante em Ariri, com investimento total de R$ 4,2 milhões.
Também foram aplicados R$ 4,5 milhões na instalação de nova balança pesagem de caminhões e R$ 6,9 milhões no projeto de Gestão de Apoio ao Trânsito, que atua na melhor organização das filas.
PPP
O Governo de São Paulo, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), deu início à modernização das travessias litorâneas com um investimento superior a R$ 1,2 bilhão. O projeto inclui a renovação completa da frota de embarcações, a construção de 20 novos terminais e a reforma dos existentes, a redução do tempo de espera e o aumento da oferta de serviços. Além disso, a proposta prevê a eletrificação das travessias para maior sustentabilidade e a ampliação da capacidade para atender à demanda crescente, estimada em 22 milhões de passageiros até 2050. A consulta pública para coleta de sugestões da população foi realizada entre 22 de novembro e 7 de janeiro.
Serviços para o Usuário
O sistema de travessias conta com oito trajetos no litoral paulista: São Sebastião/Ilhabela (Litoral Norte); Santos/Vicente de Carvalho, Santos/Guarujá e Bertioga/Guarujá (Litoral Centro); e Cananeia/Ilha Comprida, Iguape/Jureia, Cananeia/Continente e Cananeia/Ariri (Litoral Sul).
Outras informações estão disponíveis nos painéis de mensagem nos acessos aos bolsões e pelo telefone 0800 77 33 711.