10/02/25 15h27

Governo avança na modernização das estações de passageiros das travessias litorâneas

Com investimento total de R$ 1,3 milhão, as travessias de São Sebastião/Ilhabela e Cananeia/Continente terão estações reestruturadas

Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

O Governo do Estado de São Paulo segue investindo na modernização do Sistema de Travessias Litorâneas. As estações de passageiros das travessias São Sebastião/Ilhabela e Cananeia/Continente estão passando por reformas e melhorias estruturais, com um investimento total de R$ 1,3 milhão. O objetivo é ampliar o conforto, a segurança e a tecnologia das instalações para os usuários.  

As obras começaram em janeiro e, nesta sexta-feira (07), o subsecretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Denis Gerage Amorim, realizou uma visita técnica à estação de São Sebastião para acompanhar o andamento dos trabalhos e os avanços resultantes dos investimentos nas travessias. A previsão de conclusão das obras é para maio. 

“Um ponto de destaque das obras é a adequação da estação às normas de acessibilidade, garantindo mais segurança e comodidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Estamos investindo para oferecer um serviço cada vez mais acessível e inclusivo para todas as pessoas.”, destaca o subsecretário, Denis Gerage Amorim. 

A demanda anual de pedestres na travessia de Cananeia/Continente, no litoral sul, cresceu mais de 13% desde 2021. Já no litoral norte, a travessia de São Sebastião/Ilhabela registra um aumento médio de 9% ao ano no mesmo período, o que representa cerca de 5 mil pedestres diariamente. Para atender a esse crescimento, as novas instalações terão maior capacidade de acomodação, proporcionando embarque e desembarque mais eficientes. 

Além do aumento da capacidade, as reformas incluem a modernização das instalações elétricas, a ampliação do monitoramento por circuito fechado de televisão (CFTV) para reforçar a segurança dos usuários e a integração dos equipamentos de informação ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Departamento Hidroviário (DH). Os espaços contarão com assentos mais confortáveis, pontos de energia para dispositivos eletrônicos, bebedouros e uma área climatizada, garantindo o bem-estar da população, especialmente nos dias de calor intenso. 

“Nosso compromisso é oferecer um serviço ágil e eficiente, garantindo que as travessias litorâneas atendam às necessidades dos usuários com qualidade e conforto. Trabalhamos continuamente para otimizar a operação, tornando-a mais rápida e contribuindo para aprimorar a experiência dos passageiros nas cidades do litoral do estado.” — concluiu o diretor técnico do Departamento Hidroviário, Agnaldo Gonçalves de Almeida Jr. 

Investimentos   

A modernização das travessias inclui melhorias nas estruturas de embarque e desembarque e na gestão de filas, com investimentos significativos. Em Guarujá, foram entregues a reforma da estação de Vicente de Carvalho, com investimento de R$ 6,8 milhões, e a construção do Flutuante DH-IV, que demandou R$ 8 milhões. Esta estrutura moderna conta com duas passarelas, 250 m² de superfície e capacidade para operações simultâneas de embarque e desembarque. Também no início de 2024, foram concluídas obras de construção do Flutuante DH III em Ariri, com um investimento de R$ 4,2 milhões. 

Na travessia São Sebastião/Ilhabela, a segunda em volume de demanda, as obras de reforma dos flutuantes das duas cidades foram concluídas no ano passado, com um investimento total de R$ 13,8 milhões.   

Para organizar o fluxo de veículos, o governo investiu R$ 6,9 milhões no projeto Gestão de Apoio ao Trânsito, com agentes do Departamento Hidroviário auxiliando na organização das filas, sinalização e orientação aos usuários. Além disso, contratou uma empresa especializada para verificar o peso e as dimensões dos caminhões na travessia São Sebastião/Ilhabela, com investimento de R$ 4,5 milhões.  

A estação da Praça da República, em Santos, está na fase final das obras, que contam com um investimento de R$ 8,2 milhões.  

Embarcações entregues:  

No ano passado, foram entregues cinco embarcações para o sistema de travessias litorâneas – investimento de R$ 34,3 milhões. Dessas cinco embarcações, duas atendem a travessia Santos/Guarujá (FB-26 e FB-14), e as outras três (FB-25, FB-29 e FB-19) atendem a travessia de São Sebastião/Ilhabela.  

Em 2024, foram entregues outras seis embarcações reformadas e renovadas, com um investimento total de R$ 45,3 milhões. Essas embarcações estão operando nas rotas Santos/Guarujá (FB-21, FB-27 e FB-11), São Sebastião/Ilhabela (FB-28), na travessia Cananeia/Ariri (Lancha Canéu) e Cananeia/Ilha Comprida (FB-05).  

Para 2025, o sistema de travessias contará com mais dez embarcações, que atualmente estão em reforma, ultrapassando o investimento de R$ 59 milhões.   

 

Fonte: https://semil.sp.gov.br/2025/02/governo-de-sp-avanca-na-modernizacao-das-estacoes-de-passageiros-das-travessias-litoraneas/