16/04/12 22h14

Governador e delegação de Missouri estreitam parceria com Estado de São Paulo

Fortalecer relações na área industrial, de agronegócios e em ciência e tecnologia foi objetivo da reunião com Governador Geraldo Alckmin; secretário Paulo Alexandre Barbosa e diretor da Investe SP também participaram do encontro

O Governador Geraldo Alckmin recebeu nesta segunda, 16 de abril, no Palácio dos Bandeirantes, o Governador do Estado de Missouri, Jay Nixon, e uma delegação com  integrantes do governo, o cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo, William Popp, e a presidente da Boeing Brasil, Donna Hrinak.

“Não tenho dúvida de que a vinda do governador de Missouri e de sua comitiva vai fortalecer nossos laços e nossa parceria nos negócios, criando novas oportunidades”, disse Alckmin. O Governador falou sobre a importância da Boeing e da Monsanto, ambas com sede em Saint Louis, maior área metropolitana do Missouri.

A Monsanto é uma das maiores empresas de biotecnologia e a com o maior número de patentes de transgênicos do mundo. Já a Boeing é líder mundial na aviação comercial em aeronaves a partir de 130 lugares. Durante a reunião, a presidente da Boeing destacou que a empresa irá instalar um centro de pesquisa e tecnologia em São Paulo, além de citar os dois acordos de cooperação assinados recentemente com a brasileira Embraer: um para cooperação em projetos voltados à melhoria da eficiência de aeronaves e pesquisas de novas tecnologias; outro assinado em conjunto com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para o desenvolvimento de um programa de biocombustíveis para aviação.

“Queremos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, da Investe São Paulo e da Assessoria Internacional, colocar nosso Estado inteiramente à disposição do Estado do Missouri”, afirmou Alckmin. Estavam presentes no encontro o secretário Paulo Alexandre Barbosa; o diretor Institucional e Internacional da Investe SP, Sérgio Costa; e o assessor especial para Assuntos Internacionais, Rodrigo Tavares.

“Acreditamos que o Brasil, especialmente o Estado de São Paulo, apresenta excelentes oportunidades para o crescimento de nossas relações bilaterais”, disse Nixon.

O Governador de São Paulo destacou que os Estados Unidos são um grande exemplo para o mundo, pois estão sabendo como enfrentar a crise. Nixon citou a evolução do Missouri no índice que avalia a criação de novas empresas. “Antes, ocupávamos a 46ª colocação no ranking norte-americano que mede o índice de criação de novas empresas; depois, passamos para o 25º lugar e, agora, estamos na 6ª colocação”, ressaltou.

Alckmin encerrou o encontro dizendo vislumbrar três possíveis frentes de parceria entre os estados: ciência e tecnologia, agronegócios e indústria.