Google monta centro de dados para empresas
Valor EconômicoO Google anunciou ontem a instalação de um centro de dados no Brasil para atender empresas com serviços no modelo de computação em nuvem. A decisão reforça a competição com Amazon, IBM e Microsoft, que fizeram investimentos semelhantes no país nos últimos anos. A estimativa é que o mercado de serviços na nuvem no país tenha um avanço médio de 20% ao ano até 2020, segundo a empresa de pesquisa IDC. Segundo a Frost & Sullivan, a receita dos provedores deve ficar próxima dos US$ 3 bilhões em 2016.
A infraestrutura da empresa de internet foi montada em São Paulo no formato de "colocation", no qual a empresa contrata espaço dentro da estrutura de um fornecedor especializado, como Ascenty, Equinix e Odata. O investimento, cujo valor não foi informado, tem, basicamente, dois objetivos: conquistar a confiança de empresas que não podem ter dados próprios, ou de clientes, armazenados fora do Brasil - como os bancos - e acelerar o acesso às informações.
Segundo Fabio Andreotti, responsável pela Google Cloud Platform para América Latina, o tempo de acesso pode cair em até 80%. "Esperamos um crescimento grande de clientes com a nova estrutura. Principalmente daqueles que estão dando os primeiros movimentos no caminho da nuvem."
O Google anunciou ainda novidades no pacote de programas para empresas, rival do Office, da Microsoft. Nascido como Google Enterprise em 2004, ele tinha mudado de nome para Apps for Work há dois anos e agora foi rebatizado como G Suite. Alessandro Leal, gerente-geral de G Suite no país, diz que a mudança visa reforçar o posicionamento do pacote como um produto para empresas.