Goodyear investirá mais em Americana
Ciclo atual, de US$ 240 milhões, ainda trará ampliações até o fim do ano
Automotive BusinessA Goodyear já prepara um novo investimento para sua fábrica em Americana, onde o primeiro pneu foi produzido há 42 anos. O ciclo atual começou em 2013, quando a companhia anunciou US$ 240 milhões. “Investimos aqui o equivalente a meia fábrica de pneus nesse período”, recorda o gerente de marketing Vinícius Sá.
O ciclo atual termina este ano. Algumas obras visíveis na fábrica, assim como setores novos visitados, confirmam a ampliação ocorrida na unidade. As máquinas foram modernizadas para utilizar compostos com mais sílica e há também equipamentos novos e automáticos. Um dos setores em que a ampliação vem ocorrendo é o que faz o balanceamento de cada pneu e a verificação de parâmetros de uniformidade (20 ao todo), que garantem um produto isento de vibrações e mais seguro.
A Goodyear não revela a capacidade da planta, onde produz desde pneus de passeio com aros de 13 polegadas até itens enormes, que calçam os caminhões fora de estrada das mineradoras. A Goodyear também fabrica em Americana pneus das marcas associadas Direction (à venda em supermercados) e Kelly (encontrados em lojas de pneus).
Bem perto de Americana fica a fábrica do Hyundai HB20, em Piracicaba, para a qual a Goodyear fornece pneus. Segundo Vinícius Sá, tanto a futura unidade Mercedes de Iracemápolis como a Honda de Itirapina, ambas na mesma região, devem entrar para a lista de clientes da Goodyear, que vem lançando três pneus de passeio por ano e deve mostrar mais três até o fim de 2015.