04/04/07 16h01

Golden Cross planeja dobrar atuação no mercado paulista

Valor Econômico - 04/04/2007

Sobrevivente de uma crise quase terminal na segunda metade dos anos 1990, a Golden Cross está de volta à linha de frente do competitivo mercado de planos de saúde prometendo crescer e muito. A seguradora pretende simplesmente dobrar em dois anos sua presença no mercado paulista, seja conquistando clientes, seja comprando operadoras menores. O mercado de São Paulo representa hoje 30% da receita total de Golden Cross (R$ 1,012 bilhão - US$ 493,6 milhões - em 2006). O Rio de Janeiro, sede da empresa, responde por 40%. "Temos que concentrar pelo menos 50% do nosso faturamento em São Paulo", projeta o executivo. Seu raciocínio é simples: "O mercado do Rio está muito próximo da saturação da capacidade de compra (de planos de saúde)". O mercado fluminense sofre, de acordo com a avaliação de Regado, tanto na vertente individual quanto na empresarial da indústria de seguro-saúde, sendo a redução nesta última, em parte, provocada pela transferência de empresas de grande porte para São Paulo. Segundo o executivo, o mercado paulista é hoje o que tem maiores perspectivas de crescimento no país. Além de São Paulo e Rio, a Golden Cross possui filiais em Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Belém e, desde o ano passado, em Vitória. Com uma reserva técnica de R$ 200 milhões (US$ 97,5 milhões), Regado entende que a Golden Cross está preparada para novos vôos. Este ano a empresa vai investir R$ 30 milhões (US$ 14,6 milhões) em marketing e R$ 12 milhões (US$ 5,9 milhões) em tecnologia da informação. O maior investimento deverá ser de R$ 22 milhões (US$ 10,7 milhões) para ter a exclusividade no atendimento médico dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.