15/09/10 16h06

Gol e TAM investem em terminais e lojas para cargas aéreas

Valor Econômico – 15/09/10

Ao somar quase 1,7 mil voos diários para cerca de 100 cidades e 262 aeronaves, as duas maiores empresas aéreas brasileiras alcançaram, também, a liderança do transporte aéreo de cargas. Com a crise da VarigLog e a expansão de suas malhas de voos, TAM e Gol já estão entre as três maiores desse setor, apesar de não terem aviões cargueiros nem planos nesse sentido. As duas companhias aproveitam o compartimento de carga dos aviões. A capacidade total para embarcar encomendas ao lado das bagagens, portanto, depende da taxa de ocupação das aeronaves. Mesmo assim, Gol, a segunda maior, e TAM, a líder nos voos para passageiros, estão investindo em mais capacidade de armazenagem e manuseio de cargas em terminais localizados em aeroportos como Guarulhos e Congonhas.

Gol e TAM também planejam aumentar o número de lojas das divisões de cargas, Gollog e TAM Cargo, respectivamente. Essa área de negócios tem peso similar no faturamento das duas companhias e é mais rentável do que o transporte de passageiros. O transporte de carga na TAM já responde por 10% do seu faturamento. Na Gol, essa área tem a maior fatia dentro da receita de serviços auxiliares, que corresponde a 11,3% das vendas da companhia. Ambos os dados são relativos ao segundo trimestre de 2010.

A Gollog está mais do que quadruplicando sua capacidade de armazenagem e manuseio de cargas no Aeroporto de Congonhas. A área total do terminal está sendo elevada de 800 metros quadrados para 3,5 mil metros quadrados. O braço de transporte de cargas da Gol tem atualmente 86 lojas espalhadas pelo país que atendem 1,2 mil municípios. A empresa quer terminar 2010 com 120 unidades em 2 mil cidades. Desse total, apenas duas são próprias e o restante serão franquias.

"O faturamento da Gollog no segundo trimestre de 2010 cresceu 57,8% ante igual período de 2009, enquanto o mercado cresceu 22%", afirma o diretor de cargas da Gol, Carlos Figueiredo. Para o executivo, contribuiu para esse desempenho o crescimento da malha de voos da Gol, assim como o maior número de cidades atendidas. Apesar de ter sido lançado há um ano, as encomendas expressas já respondem por 20% do faturamento.

Em recente entrevista, o presidente da holding TAM S.A., Marco Antonio Bologna, disse que a empresa "não abre mão da liderança no mercado doméstico". Castello Branco diz que a Absa, que tem como acionista o grupo chileno LAN, é a segunda maior no setor de cargas. A Gol, portanto, estaria em terceiro. Em agosto, LAN e TAM anunciaram a fusão de suas operações, com a criação da Latam. A TAM Cargo planeja investir num terminal de cargas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, com 8,5 mil metros quadrados. Castello Branco conta que o projeto deverá ser concluído em 2011. A TAM Cargo também tem terminais em Recife e Manaus. A companhia também pretende abrir novas lojas da TAM Cargo em Petrolina (PE) e na Colômbia até o fim deste ano. No futuro, Castello Branco não descarta crescer por meio de franquias.