11/03/11 15h15

Gol começa a vender passagens no Metrô de São Paulo

Valor Econômico

A Gol anuncia hoje o início da venda de passagens em quiosques do Metrô de São Paulo. A empresa, a primeira do transporte aéreo brasileiro a deflagrar um programa de venda de passagens voltado para a classe C, o Voe Fácil, está abrindo quiosques batizados de Voe Gol nas estações de Itaquera, Sé e Luz. "A nova identidade terá itens que remetem aos aeroportos e faremos ações de comunicação com forte apelo visual. Nosso objetivo é fazer um trabalho de imersão das classes C e D no universo da aviação", diz a vice-presidente de Mercado da Gol, Claudia Pagnano. Fará parte do lançamento desse novo canal de vendas da Gol uma promoção na qual o passageiro poderá comprar um trecho de passagem por R$ 10 (US$ 5,90). Esse preço é válido até o dia 19 de março para voos com origem no Aeroporto Internacional de Guarulhos e inclui uma franquia adicional de 10 quilos.

A Gol já tem 2 milhões de clientes cadastrados no Voe Fácil, lançado há cerca de cinco anos, que oferece a venda de passagens em até 36 vezes, com parcelas a partir de R$ 15 (US$ 8,82). Esse programa gera receita anual de R$ 250 milhões (US$ 147,1 milhões) para a companhia. Em recente entrevista, o vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Gol, Leonardo Pereira, contou que a companhia transporta por meio do Voe Fácil entre 1,5 milhão e 2 milhões de passageiros por ano.

A Gol foi a primeira companhia aérea brasileira a abrir uma loja para a venda de passagens numa região de alta concentração popular. Foi no Largo 13 de maio. A empresa tem planos de abrir pelo menos mais quatro lojas com esse perfil ainda este ano. Em dezembro de 2010, foi a vez de a Azul Linhas Aéreas abrir uma loja na mesma região. A Webjet lançou um programa de passagens parceladas e a TAM começou a vender bilhetes em lojas da rede de varejo Casas Bahia.

A Gol tem ainda planos de transformar o que ela chama de "nova classe média" em investidores na empresa. Em breve a Gol deverá anunciar parcerias com a BM&F Bovespa para atrair esse tipo de público. Outras parcerias nesse sentido deverão ser firmadas com corretoras de valores que mais acessam pessoa física. A ideia da Gol é chegar aos investidores da classe C por meio de bancos de massa.