15/04/08 10h48

GM prevê faturamento de US$ 10 bilhões no Brasil

Valor Econômico - 15/04/2008

A General Motors (GM) espera que o seu faturamento no Brasil atinja US$ 10 bilhões em 2008, crescimento de 17% em relação aos US$ 8,5 bilhões de 2007. O desempenho melhor neste ano será impulsionado, sobretudo, pela continuidade do ritmo forte de vendas no mercado interno. A empresa espera vender no mercado nacional pelo menos 600 mil veículos em 2008 contra cerca de 500 mil unidades no ano passado. "O mercado como um todo vai crescer mais de 10% neste ano. Nossa idéia é crescer mais rápido que o mercado", disse o presidente da empresa para o Brasil e Mercosul, Jaime Ardila. Para atender à demanda mais forte, Ardila oficializou ontem a construção de uma nova fábrica de motores, localizada em Joinville (SC), com capacidade inicial de 120 mil motores e 50 mil cabeçotes, tornando-se a terceira planta da GM que produzirá motores no Mercosul. Hoje, a empresa produz 800 mil motores em São José dos Campos (SP) e outros 100 mil motores em Rosário, na Argentina. A unidade de Joinville não vai substituir a produção de motores de São José dos Campos, mas sim representará um aumento de capacidade, uma vez que no interior de São Paulo a empresa já opera no seu limite. Além da nova fábrica, a GM está reforçando a produção de veículos no Brasil por conta do aquecimento do mercado. Em maio, ela dará início ao terceiro turno da unidade de São Caetano do Sul (SP), onde hoje produz 200 mil veículos por ano, e já analisa a possibilidade de também ampliar turnos a partir do ano que vem em Gravataí (RS) e também em São José dos Campos.