20/06/08 11h42

GM investirá US$ 500 milhões em São José

Valor Econômico - 20/06/2008

A General Motors anunciou ontem investimento de US$ 500 milhões para produzir um veículo médio na fábrica de São José dos Campos (SP). Esta é a terceira montadora a conseguir negociar regras trabalhistas mais flexíveis em bases de sindicatos de metalúrgicos que tradicionalmente resistiam abrir a mão de antigas conquistas. Ford e Volkswagen fizeram o mesmo no ABC. O novo veículo da GM, que será produzido em São José dos Campos e na Tailândia, será lançado no mercado brasileiro no segundo semestre de 2010. Os recursos divulgados ontem foram aprovados pela matriz da companhia, nos Estados Unidos, em maio. Mais investimentos podem vir pela frente dentro da estratégia da GM de compensar, nos mercados em que consegue crescer e ter lucros, as perdas que amarga na América do Norte. Em julho de 2007, a montadora anunciou investimento de US$ 300 milhões no Brasil e mais US$ 200 milhões na Argentina. A empresa decidiu também ontem reativar o segundo turno de trabalho da linha Corsa, que está na fábrica de São José dos Campos, desativado há três anos. Para isso, vai contratar 600 empregados (em regime temporário). Hoje são 9 mil trabalhando naquela unidade. Em troca do investimento, a GM negociou com o sindicato local uma jornada mais flexível (com possibilidade de adicionar uma hora extra por dia) e piso salarial para os novos empregados mais baixo que o anterior. O objetivo é reduzir custos para ganhar na concorrência por novos projetos com as demais fábricas da multinacional, localizadas em outros países.