GM do Brasil chega ao primeiro ano de lucro desde 1997
Valor Econômico - 17/11/2006
Depois de nove anos consecutivos de prejuízo, a filial brasileira da General Motors voltará a ter lucro em 2006. Mas essa é apenas a primeira das três condições para a maior montadora do mundo elevar os investimentos no país. As outras duas são o país voltar a crescer de forma mais significativa e a filial brasileira conseguir reduzir custos. Ray Young, presidente da GM no Brasil e no Mercosul, está agora empenhado na busca de formas de reduzir de US$ 1,3 mil para menos de US$ 1 mil o custo de produção (excluindo matéria-prima e componentes) de cada carro em São Caetano do Sul (SP), onde está a fábrica mais cara da empresa no país. Com a segurança de que seu plano de redução de custos no ABC trará resultados positivos em dois anos, o executivo pretende, até meados do próximo ano, convencer a matriz, nos Estados Unidos, a aprovar o aumento do investimento anual no Brasil de US$ 231 milhões para US$ 462 bilhão em 2009 e 2010. Os recursos são necessários para o lançamento de dois modelos de carros, o caminho para a empresa não sofrer no futuro com a falta de renovação dos produtos. A empresa não revela números do seu balanço, mas garante que o resultado será positivo. Neste ano, a receita das vendas externas empatará com o total de US$ 1,6 bilhão obtido em 2005.
Como o mercado interno se aqueceu, a GM conseguiu compensar as perdas das exportações com aumento de vendas no país. De janeiro a outubro, a montadora conseguiu um incremento de vendas domésticas de 14%, índice maior do que a expansão de todo o mercado interno, que ficou em 12%.