03/06/09 14h39

GM diz que terá US$ 1 bi para investir no Brasil até 2012

O Estado de S.Paulo - 03/06/2009

O presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, Jaime Ardila, afirmou ontem que a filial brasileira não será afetada pelo pedido de concordata da matriz nos Estados Unidos e informou que o programa de investimentos de US$ 2,5 bilhões para o período 2007-2012 está mantido. Desse montante, US$ 1,5 bilhão já está aprovado e a maior parte já foi gasta. A confirmação do US$ 1 bilhão restante deverá ocorrer nas próximas semanas. "O investimento será feito com recursos próprios da GM do Brasil, sem ajuda da matriz", afirmou Ardila.

Em entrevista na fábrica de São Caetano do Sul (SP), Ardila afirmou que o aporte de US$ 1 bilhão será destinado ao desenvolvimento de uma nova família de veículos que será lançada a partir de 2012, como parte do projeto de renovação de toda a linha de produtos da marca.

Do plano de US$ 1,5 bilhão já em andamento, quase 70% já foram gastos, parte no desenvolvimento da família por enquanto chamada de Viva e parte na fábrica de motores em construção em Joinville (SC). Ele anunciou que no último trimestre será lançado o primeiro produto da família Viva (um modelo Hatchback). Em 2009, serão mais três veículos. "A maioria é de produtos desenvolvidos pela engenharia brasileira", disse Ardila. Apenas um modelo foi criado pela Opel, a divisão europeia da GM que teve 55% das ações adquiridas pela canadense Magna e pelo grupo russo Sberbank.