04/07/08 14h51

GM compra peças para montar motor

Valor Econômico - 04/07/2008

Ao contrário do que é comum no setor, a General Motors precisou comprar componentes para seus motores no mercado. O usual é que cada montadora fabrique todas as peças do motor, considerado estratégico. Se não tivesse comprado essas peças de terceiros, a GM teria deixado de produzir 12 mil motores no primeiro semestre. Isso significa que fornecedores abasteceram com componentes quase 5% dos motores dos carros vendidos pela montadora no Brasil. Com a expectativa de incremento da produção da GM entre 25% e 30% - bem acima da previsão do início de 2008, que estava entre 10% e 15% -, a compra de componentes para motores pode ser ainda maior. Jaime Ardila, presidente da empresa no Brasil, acredita, porém, que os problemas com a disponibilidade de peças devem ser menores no segundo semestre. Mesmo com tais entraves, a GM encerrou o primeiro semestre do ano, segundo Marcos Munhoz, diretor de marketing e vendas, com um aumento de 32% em suas vendas, acima do crescimento de 30% verificado na média do mercado. A implementação de um terceiro turno de produção na unidade de São Caetano para montagem dos modelos com maior demanda e de um segundo turno na linha de produção do Corsa na fábrica de São José do Campos, vão, na avaliação de Ardila, dar à GM "novas oportunidades de mercado que ainda não pudemos aproveitar com toda a intensidade neste ano". Preocupada com a questão do fornecimento de motores, a GM decidiu em fevereiro investir em uma nova fábrica em Santa Catarina. Hoje, a linha dessas peças funciona em São José dos Campos, interior de São Paulo.