27/01/21 12h04

GM celebra 96 anos de Brasil com 17 milhões de veículos produzidos

Liderança nas vendas pelo quinto ano também foi comemorada; Brasil é o segundo maior mercado da Chevrolet no mundo

Automotive Business

A General Motors comemorou na terça-feira, 26, 96 anos de fundação da subsidiária brasileira com uma importante marca: 17 milhões de veículos produzidos em suas três fábricas de automóveis – em São Caetano do Sul e São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Por meio de comunicado, a fabricante destacou seus principais feitos no período e não deixou de alfinetar a rival Ford, que está fechando todas as suas unidades fabris no País. 

“Este é um marco importante e mostra o tamanho do compromisso que a GM tem com o Brasil. E este comprometimento é retribuído pelos brasileiros. Temos o Onix como o carro mais vendido há seis anos e a liderança de mercado em geral há cinco”, declarou Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul. “Nas vendas de varejo, que refletem a preferência do consumidor, somos líderes desde 2013 e esta liderança vem se ampliando nestes últimos anos. Fechamos 2020 com seis pontos porcentuais à frente do segundo colocado. Como resultado de tudo isso, nossas pesquisas indicam que a marca Chevrolet nunca esteve tão bem posicionada como agora. É um aniversário carregado de conquistas e de significado", completou. 

No texto, a montadora ressaltou a importância do Brasil para o grupo – é o segundo maior mercado global da marca Chevrolet (atrás apenas dos Estados Unidos), e somou mais de 338 mil veículos licenciados no ano passado. Também foi destacada a retomada do investimento de R$ 10 bilhões em suas fábricas localizadas em São Paulo, assim como alguns fatos curiosos registrados durante esses quase 100 anos de história. 

Em termos de evolução, por exemplo, a empresa recorda que se passaram sete meses desde o início de suas operações no Brasil até que a marca de 25 mil veículos produzidos fosse alcançada, enquanto hoje, esse total é produzido em 22 dias. Um fato curioso é que além de caminhões, ônibus, carrocerias e diversos componentes automotivos, a GM produziu geladeiras – da marca Frigidaire – no Brasil. Também chama a atenção o fato de a GMB possuir a mais antiga fábrica de automóveis do País ainda em atividade (em São Caetano do Sul) e a mais eficiente do grupo no mundo (em Gravataí). Atualmente, as três fábricas de veículos da empresa no Brasil têm capacidade para produzir cerca de 740 mil unidades por ano. 

As operações da GM no Brasil também envolvem a fábrica de motores de Joinville (SC), a planta de componentes estampados e soldados em Mogi das Cruses (SP), que produz também para o mercado de reposição, e o centro de distribuição de peças em Sorocaba (SP). Em São José dos Campos, além de montar carros, são produzidos motores, transmissões e componentes.

Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/32394/gm-celebra-96-anos-de-brasil-com-17-milhoes-de-veiculos-produzidos