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GM amplia centro de design

Gazeta Mercantil - 12/03/2008

A General Motors conclui em setembro deste ano o programa de investimentos de US$ 36 milhões para ampliar do centro de design na LAAM, região que engloba a América Latina, África e Oriente Médio, onde está inserida também o Brasil. Em comunicado a empresa informou que o aumento da capacidade deste departamento é para atender as novas responsabilidades dentro da corporação. Ou seja, desenvolver, junto com as áreas de engenharia e manufatura, a partir de São Caetano do Sul, no ABC paulista, veículos globais. Desde 2006, o centro tecnológico da GM do Brasil - onde está inserido o centro de design - tem a missão de desenvolver a arquitetura global das novas gerações de picapes médias a serem produzidas pelas fábricas da empresa no mundo. Além de aumentar a estrutura física, adquirir modernos equipamentos, a empresa também vai contratar novos profissionais. "O centro de design da GM no Brasil terá seu tamanho triplicado, passando dos atuais 3.000 metros quadrados para 9.150 metros quadrados de área construída", informa Carlos Barba, diretor e design da GM para a divisão LAAM. Além da área, o número de profissionais também será ampliado, de 79 para 190 empregados entre o pessoal criativo (designers), de suporte (modeladores digitais), responsáveis pela construção de protótipos (escultores) e administrativo. As quatro máquinas de usinagem, equipamento utilizado na construção de superfícies físicas geradas a partir de uma imagem gráfica, serão substituídas por 16 máquinas de última geração (mesmo equipamento que é utilizado na GM nos Estados Unidos). A sala ''3D'' (realidade virtual) passa a ser a mais moderna da América Latina. "Em nível tecnológico, nossos equipamentos estão a altura dos que existem nos Estados Unidos, países da Europa e qualquer lugar do mundo", diz Carlos Barba. Segundo Carlos Barba, ao ter novo papel na corporação a subsidiária brasileira ganhou novas responsabilidades. "No passado, o centro de design brasileiro apenas fazia face-lift de modelos produzidos na Europa e Estados Unidos. Mas nos últimos anos, a GM do Brasil destacou-se tanto que se tornou um dos quatro centros globais de desenvolvimento de produtos no mundo que trabalham de forma totalmente integrada", lembra. O design da GM do Brasil também tem-se destacado na criação de carros conceitos. Alguns foram o Sabiá - que chegou a ser exposto no Salão Internacional do Automóvel de Detroit (EUA).