17/12/07 10h40

Globalbev planeja vender US$ 168,5 milhões e ir à bolsa

Gazeta Mercantil - 17/12/2007

Desde o ano passado, quando comprou a marca de isotônico Marathon da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), a diversificação do portfólio passou a ser a palavra de ordem na Globalbev. A empresa - que deve fechar o ano com faturamento de até R$ 45 milhões (US$ 25,3 milhões), alta de 90% em relação a 2006 - planeja um crescimento agressivo com novas marcas, mantidas em sigilo, que deve culminar com a oferta pública de ações (IPO), planejada para ocorrer até 2011, quando o faturamento poderá alcançar R$ 300 milhões (US$ 168,54 milhões). O plano de fazer IPO ainda parece distante, mas tudo que é feito na empresa é voltado para atingir esse objetivo. O energético On Line deu origem a empresa, em 2004. Até hoje, as vendas da categoria representam a maior parcela do faturamento, 45% do total. No entanto, nesses três anos, a Globalbev colocou outras marcas no mercado: Extra Power e Flying Horse - está última em sociedade com João Paulo Diniz, que possui 50% do negócio. Todos os produtos da empresa são fabricados pela New Age, de Leme (SP). Além dos isotônicos e energéticos, a Globalbev também aposta nas bebidas alcoólicas para alavancar seu faturamento. De acordo com Fernandes, foi criada no início deste ano uma divisão para administrar as marcas de vinhos e vodcas da empresa. Em 2007, essa divisão já deve representar 30% do faturamento. No ano passado, foi 15% da receita, que ficou em R$ 22 milhões (US$ 12,4 milhões) no total. Para 2008, o faturamento previsto é de R$ 80 milhões (US$ 45 milhões). A empresa tem contrato exclusivo de importação da vodca Stolichnaya, uma das mais famosas do mundo. É nesse tipo de contrato que a divisão deve crescer. Hoje, 90% das vendas da Globalbev são no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.