10/12/10 11h40

Glencore fará aportes na Rio Vermelho

Valor Econômico

Depois de fechar na sexta-feira da semana passada a compra de dois terços da usina Rio Vermelho, de Junqueirópolis (SP) - e, portanto, de estrear no setor sucroalcooleiro -, a suíça Glencore prepara um plano de investimentos para dobrar a capacidade de processamento da unidade recém-adquirida, que atualmente gira entre 1,2 milhão e 1,3 milhão de toneladas de cana-de-açúcar por safra.

Segundo fontes ouvidas pelo Valor, os aportes que serão feitos na ampliação estão fora do valor de cerca de US$ 80 milhões pagos pela participação na usina. A empresa deve trabalhar nos próximos meses em suas opções de investimento para atingir todo o potencial da Rio Vermelho, que é de processamento de 3 milhões de toneladas de cana. Mas, o que já se sabe é que a ampliação passará por uma fábrica de açúcar.

A Glencore foi procurada, mas não comentou. O Valor apurou que, neste momento, a empresa suíça se debruça sob a reorganização da dívida da Rio Vermelho. Parte está sendo quitada e outra parcela, alongada. O valor pago, de cerca de US$ 80 milhões, está sendo usado nessa equalização do endividamento em patamares compatíveis com os ativos da empresa e em capital de giro.

Na conclusão da compra, ficou definido que o acionista remanescente da Rio Vermelho, que ficou com o terço restante de participação, tem opção de sair do negócio em dois anos. Os valores das ações já estão definidos e têm possibilidades de variar apenas seguindo a oscilação do dólar.