02/03/18 11h42

Gigante do turismo está de mudança para Osasco

Segundo prefeito, está em fase final de negociação a vinda da maior empresa da América Latina na área tecnológica de turismo. Altino e Centro também ganham novas empresas de tecnologia, o que vai transformar, segundo ele, Osasco no "Vale do Silício "brasi

Web Diário

Uma empresa gigante na área tecnológica ligada ao turismo está de malas prontas para se mudar para Osasco. O anúncio foi feito pelo prefeito Rogério Lins, esta semana, durante entrevista coletiva após a nomeação do novo secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Osvaldo Vergínio.

Segundo ele, o nome ainda não pode ser revelado.  “Como essas empresas costumam funcionar em grandes cidades, nós acertamos, logo que as negociações são iniciadas, que o nome fica mantido em sigilo até praticamente a inauguração, para evitar possíveis problemas com os locais onde hoje elas estão instaladas”, completa. Segundo Lins, um dos atrativos que fez essa gigante optar pela mudança é um projeto de lei, que tramita na Câmara Municipal, que reduz de 3% para 2% a alíquota do ISS (Imposto sobre Serviços) para o setor.

Lins também afirmou que outras duas empresas de tecnologia, mas não ligadas ao turismo, negociam para trazer suas sedes a Osasco: uma delas na avenida dos Autonomistas, onde ficava a antiga ABB, e outra em Presidente Altino. Os nomes seguem mantidos em sigilo, mas  há especulações envolvendo empresas como Facebook e Uber.

Segundo o prefeito, também pesa na decisão das empresas o fato da cidade contar com uma extensa rede de fibra ótica e ter boa localização, com fácil acesso a rodovias e à Capital. “Por tudo isso, Osasco está com grande potencial para se tornar o Vale do Silício”, destacou ele, comparando a cidade referência é o “Vale do Silício” norte-americano, como é conhecida a região da baía de São Francisco, na Califórnia, onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia e nas áreas de eletrônica e informática, incluindo Google, Facebook, Yahoo, Ebay, Pixar, HP, Intel, Netflix, Oracle e Microsoft.

A origem do apelido está no fato do silício ser matéria prima na produção da maior parte dos circuitos e chips eletrônicos.