Gigante do interior de SP quer fusão para criar maior farmacêutica da América Latina
Proposta de fusão entre a Hypera Pharma e a EMS, com sede no interior de São Paulo, foi realizada nesta segunda-feira (21)
A Cidade ON Ribeirão PretoA Hypera Pharma informou, nesta segunda-feira (21), que recebeu uma proposta de oferta pública de aquisições (OPA) de ações e de combinação de negócios da NC Farma, controladora da EMS, líder de mercado e maior farmacêutica no Brasil – a empresa possui sede administrativa em Hortolândia, no interior de São Paulo.
A combinação das duas companhias pode criar a maior empresa no setor farmacêutico da América Latina, com 17% de participação no mercado.
“O Conselho de Administração tomará providências para avaliação diligente da Proposta, incluindo a contratação de assessores externos”, diz comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
De acordo com a nota emitida ao mercado, a EMS propõe uma OPA para aquisição de até 20% das ações da Hypera – cada ação foi avaliada em R$ 30 na oferta, prêmio de 16,9% para o preço de fechamento do dia 18 de outubro.
Ainda de acordo com o documento, a estrutura foi desenhada para equilibrar os interesses de investidores de curto e longo prazo da Hypera e a oferta será lançada após a aprovação dos acionistas da empresa e antes da aprovação pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
“Essa dissociação entre o lançamento da OPA e o processo regulatório mitiga os riscos de tempo associados à aprovação regulatória, oferecendo liquidez imediata aos acionistas que optarem por participar da oferta. Para os investidores de longo prazo, a estrutura preserva o potencial de geração de valor da empresa combinada, que capturará sinergias e oportunidade de crescimento”.
Conforme a carta enviada pela EMS, após combinação de negócios, a nova empresa será listada no Novo Mercado da B3, “mantendo o compromisso da EMS e da Hypera com as melhores práticas de governança corporativa”