03/11/09 11h18

Giesse inaugura planta no País de olho em habitação popular

DCI

O aumento da demanda na construção civil brasileira, principalmente no segmento voltado para as classes C e D, tem atraído inúmeras empresas. Entre elas está a italiana Giesse. Líder europeia em soluções para a abertura e fechamento de portas e janelas, a empresa terá uma planta no Brasil em janeiro. A intenção é a de que, futuramente, essa planta concentre as operações de toda a América do Sul, segundo informou ao DCI, o diretor comercial da Giesse Brasil, Luis Rosas.

Os investimentos no Brasil serão da ordem de R$ 20 milhões (US$ 11,6 milhões) e já incluem a recente aquisição da brasileira Promel, do mesmo ramo, mas especializada em produtos voltados para as classes C e D. "A Giesse é famosa por seus produtos para empreendimentos de alto padrão, mas o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal chamou a atenção da empresa para uma alta na demanda em um segmento que já era promissor, portanto a aquisição da Promel faz com que a Giesse se insira nesse mercado com mais rapidez", afirma Rosas, que completou, "na Europa a Giesse é considerada uma marca de luxo, queremos trazer este conceito também para o Brasil. Há demanda para que possamos atuar nos dois mercados", afirma. Rosas também revela que existe a intenção da companhia de transformar o Brasil em uma base produtiva para muitas das linhas de produtos da Giesse.

A nova fábrica, com 4,5 mil metros quadrados, será instalada na cidade de Mauá, na Grande São Paulo, e deve gerar, num primeiro momento, cerca de 100 empregos diretos e outros 100 indiretos. Mas o Brasil não é o primeiro país emergente a ganhar uma planta da Giesse. Recentemente a empresa instalou-se na China. Mas assim como o país asiático, o Brasil chamou a atenção da empresa por seus números. Rosas acredita que o mercado brasileiro de esquadrias como um todo represente algo em torno de R$ 1,2 bilhão (US$ 697,7 milhões) e que somente o que acessórios para janelas seja de R$ 250 milhões (US$ 145,3 milhões).

A intenção da Giesse Brasil é conquistar cerca de 20% do market share desse segmento com as duas marcas (alto padrão e popular). "O segmento de alto padrão deve crescer em torno de 15% e o popular mais ainda: em torno de 17% já em 2010", afirmou Rosas. A intenção, segundo o executivo, é conquistar a liderança do segmento no País, já que a empresa tornou-se rapidamente líder de mercado nas regiões onde atua. A Giesse fatura anualmente 200 milhões de euros.