26/08/10 14h47

Getronics reforça atuação em serviços

Valor Econômico – 26/08/10

Recém-chegado do Rally dos Sertões, na semana passada, prova que durou onze dias e da qual participou pela sétima vez, Paulo Pichini, presidente da Getronics América Latina e Brasil, prepara-se para enfrentar outro desafio. Inaugura hoje, em Alphaville, na Grande São Paulo, o Getronics Virtual Center, unidade preparada para prestar serviços de tecnologia da informação aos 110 clientes da empresa. Com área total de 9 mil metros quadrados, Pichini não define o Getronics Virtual Center como um centro de dados tradicional. O foco não é a hospedagem de servidores, mas os chamados serviços gerenciados, que inclui segurança de sistemas; aplicações em redes de servidores; gerenciamento de dados, voz e imagem; e comunicação de dados em dispositivos fixos e móveis. Para prover links de comunicação de alta velocidade, a empresa firmou parceria com a Oi.

A sede de Alphaville conta com 300 profissionais - de um total de 900 funcionários - e reúne todas as áreas de serviços da empresa. Traçando um paralelo entre o Rally dos Sertões e o novo empreendimento, Pichini reforça a necessidade de integrar geograficamente as equipes para cuidar de forma conjunta dos projetos de cada cliente. "Uma das principais dificuldades do rally era a falta de contato com o resto da equipe, embora nos comunicássemos por rádio. Com a equipe reunida é muito mais fácil tomar decisões rápidas, essenciais para o negócio, assim como na corrida", afirma o executivo.

A abertura de um centro em Alphaville foi motivada pelo plano de acelerar o crescimento no futuro. Hoje, a equipe ocupa 4 mil metros quadrados na nova unidade, de um total de 9 mil metros quadrados que serão ocupados até 2012, com base no aumento projetado da demanda. Pichini prevê um crescimento de 25% na receita neste ano. A estimativa é de que a nova unidade contribuirá com 10% desse resultado. Em 2011, a expectativa de crescimento é de 35%, já contando com maior atividade do centro de dados. A Getronics - braço de serviços da empresa holandesa de telecomunicações KPN - teve receita mundial de €3 bilhões no ano passado. A América Latina contribuiu com 10% do total.

O destaque da nova área é a oferta de gerenciamento de aplicações do cliente, que inclui redes seguras, avaliação de desempenho e monitoração remota de ambientes de segurança. Entre os clientes da Getronics estão Oi, HSBC, Novartis, Serpro, Telefônica e Makro. Para o Makro, por exemplo, a Getronics monitora os negócios com todos os fornecedores. No banco HSBC, é responsável em prover os sistemas de teleconferência, incluindo os links de alta velocidade.

A Getronics atende à demanda pela virtualização de serviços que Pichini define como o uso de funcionalidades que a tecnologia oferece ao invés da tecnologia em si. "Uma empresa cliente não compra um sistema de telefonia IP para um de seus departamentos. Compra funcionalidade de voz personalizada para determinados departamentos de sua companhia", afirma. Um problema de saúde com uma dos membros da equipe de Pichini, no Rally dos Sertões, fez com que seu carro fosse um dos últimos na linha de chegada da categoria profissional - ele esperava ser o quinto -, e 34º lugar na classificação geral. A derrota não desanimou o executivo, que se prepara para outras provas. "Acumular experiência é fundamental, no rally ou nos negócios", completa Pichini.