10/06/09 14h31

Gestão descentralizada da Natura avalia como aumentar a produção

Valor Econômico

A Natura vive a crise global, que jogou a economia do país numa recessão técnica, segundo dados divulgados ontem pelo IBGE, de uma forma bem diferente. Depois de estruturar o novo modelo de gestão descentralizada, com nove unidades de negócios que operam de forma autônoma, a maior empresa brasileira de cosméticos discute qual é a melhor estratégia para ampliar a produção.

A Natura possui hoje três fábricas em Cajamar, em São Paulo, e uma em Benevides, no Pará. Mas a terceirização não é tabu na empresa. A produção de xampu, por exemplo, é feita fora da empresa, que também trocou, recentemente, o fabricante da linha Tododia.

Cada gerente conta com uma estrutura própria de departamentos financeiro, recursos humanos (RH), marketing, logística, pesquisa e desenvolvimento e compras. Antes o departamento de compras na matriz, em Cajamar (SP), poderia decidir pelo material, por exemplo, que fosse mais barato. Mas este poderia demorar a chegar em determinado mercado, trazendo perdas para a companhia. "Eles podem até comprar fábrica", diz ele, que faz uma reunião semanal com todos, por telefone, checa resultados uma vez por mês e a cada três meses revisa todo o planejamento. Esse controle rigoroso e uma seleção criteriosa do que deve ser levado adiante e do que dever ser deixado para depois - "Temos uma enxurrada de sugestões a cada dia", diz Marino - são uma forma de sinalizar às gerências que elas têm autonomia, mas não são "reinados".

Um exemplo dessa nova maneira de administrar é o lançamento que a gerência do Norte/Nordeste fará em breve para a época de festas juninas. A água de banho batizada de "Cheiro de Moça Bonita" será vendida apenas naquela região. No resto do país a revistinha que a Natura usa para vender seu portifólio de 738 produtos vai promover a venda de um óleo para ser usado quando ainda se está embaixo do chuveiro.

Esta é a primeira vez, diz Marino, que a Natura fará um produto para um tipo de consumidor no país. "Antes o modelo usado era 'one size fits all' (um tamanho serve a todos). Isso agora mudou", afirma o executivo. E a escolha do Nordeste não é à toa. Essa é a região onde as vendas da Natura crescem mais rapidamente.