17/05/11 16h49

Gerente da Investe SP apresenta os serviços da Agência durante encontro regional em São Carlos

Investe São Paulo participa de evento promovido pelo Cepam e pela Nossa Caixa Desenvolvimento, que teve o objetivo de apresentar os trabalhos das instituições para empresários e representantes de prefeituras da região de São Carlos

O gerente de Relações Internacionais da Investe São Paulo, Luís Arbex, participou, no último dia 13 de maio, do Encontro Regional Cepam – Nossa Caixa Desenvolvimento, Agência de Fomento do Estado de São Paulo, realizado na cidade de São Carlos.

Durante o encontro, que contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, diretores de autarquias, além de pequenos e médios empresários da região, foram apresentados o papel e os trabalhos desenvolvidos pelas três instituições, além das linhas de financiamento para os setores produtivo e público.

Participaram da abertura do evento o presidente do Cepam, Lobbe Neto; o presidente e o diretor da Nossa Caixa Desenvolvimento, Mílton Luiz de Melo Santos e Júlio Themes; o gerente de Relações Internacionais da Investe SP, Luís Fernando Arbex; o diretor do Escritório Regional de Planejamento (Erplan) de São Carlos, Sérgio José Pelicolla; e o diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Ubiraci Moreno Pires Corrêa.

Lobbe Neto apresentou o Cepam, falando sobre a missão, os objetivos, as formas de trabalho, as capacitações, os projetos em andamento e realizados, a Assinatura Cepam, a produção de conteúdo e a Célula de Inovação do Município – Rede CIM. “O Cepam tem o objetivo de dar suporte ao plano de governo e ao exercício de mandato das administrações municipais, apoiando-as na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas, além de auxiliar o governo estadual na execução de suas políticas nos municípios formando e capacitando agentes públicos”, afirmou.

O trabalho realizado pela Nossa Caixa Desenvolvimento e as linhas de financiamento oferecidas foram apresentados pelo presidente da Agência de Fomentos Paulista. “Atuamos como banco de desenvolvimento. Nossa missão é promover o crescimento social e econômico do Estado, mediante o financiamento de projetos produtivos, para ampliar e racionalizar as políticas financeiras e de fomento”, explicou.

A Agência de Fomento Paulista oferece para os municípios cinco linhas de crédito com recursos próprios: Via SP, Linha Economia Verde Municípios (LVM), Linha Arena Multiúso (LAM), Linha Distrito Industrial (LDI) e Linha Distribuição e Abastecimento (LDA).
Lançadas em abril deste ano, a LVM, LAM, LDI e LDA operam com taxa de juros de 8% ao ano, mais o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e prazos de até 72 meses, além de financiarem até 100% do projeto.

Já a Investe SP foi apresentada pelo gerente de Relações Internacionais, Luís Arbex. “O intuito da agência é atrair investimentos para o Estado e aumentar a competitividade da economia paulista, promovendo a geração de empregos, renda e inovação tecnológica”, esclareceu.

“Entre nossas atividades estão a articulação com os municípios paulistas na atração de empresas, a promoção de oportunidades de novos investimentos, e o apoio aos municípios na identificação de entraves à competitividade, propondo medidas para superá-los”, complementou.

O prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Agenor Mauro Zorzi, esteve no encontro para conhecer melhor as linhas de financiamento do governo do Estado. “Viemos em busca de mais conhecimento para elaborar projetos que nos auxiliem na captação de recursos”, comentou.

Para o presidente da Câmara de Ibaté, Horácio Carmo Sanchez, “é fundamental estar por dentro dos programas oferecidos pelo governo para obter recursos em benefício de nossa cidade”.

A prefeita do município de Rincão, Therezinha Ignez Servidoni, conta que foi ao encontro para saber como implementar linhas de financiamento em seu município e elogiou a apresentação do Cepam no evento. “Nunca saí de nenhum encontro do Cepam sem estar enriquecida com as informações que são passadas.”

Os representantes das instituições também visitaram, na cidade de São Carlos, a Fundação Parque da Alta Tecnologia (ParqTec), o Centro de Desenvolvimento das Indústrias Nascentes (Cedin) e o Science Park.