06/11/09 11h43

Gerdau vê retomada e amplia programa de investimentos

Valor Econômico

O desempenho da Gerdau no terceiro trimestre e no acumulado do ano até setembro ainda ficou longe dos patamares registrados nos mesmos períodos de 2008, mas a gradual recuperação dos negócios nos últimos meses animou a companhia a ampliar o programa de investimentos em modernização e expansão de capacidade para os próximos anos. O valor foi revisto para R$ 9,5 bilhões no período de 2010 a 2014, o equivalente a US$ 5,5 bilhões pelo câmbio atual, ante uma programação anterior de US$ 3,6 bilhões de 2009 a 2013.

O grupo também anunciou a retomada das antecipações de dividendos que haviam sido suspensas no primeiro trimestre deste ano. Segundo o vice-presidente de finanças e relações com investidores, Osvaldo Schirmer, no dia 26 deste mês a Gerdau S.A. distribuirá R$ 106,5 milhões (US$ 62 milhões) aos acionistas a título de juros sobre capital próprio, ou R$ 0,075 por ação. A Metalúrgica Gerdau pagará R$ 67,1 milhões (US$ 39 milhões), ou R$ 0,175 por ação.

Segundo André Gerdau Johannpeter, diretor-presidente, o Brasil ficará com 80% dos aportes previstos para o ciclo 2010-2014. Ele explicou que as perspectivas são "otimistas" para a economia e a demanda de aço no país no ano que vem, com destaque para os setores de construção civil, automotivo e também para as obras de infraestrutura que serão puxadas pelo Programa de Aceleração de Crescimento, pela exploração do pré-sal e pela preparação para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.