General Motors produzirá motores diesel no Brasil
Metalúrgicos aprovam abertura de usinagem em fábrica em São José
Automotive BusinessUm acordo entre a General Motors e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) que vinha sendo negociado há dois meses foi aprovado em assembleia realizada na tarde da quinta-feira, 1º: os trabalhadores concordaram na abertura de duas linhas de usinagem para produzir motores a diesel na planta do Vale do Paraíba.
Com início das operações previsto para março de 2017, as linhas atenderão a fábrica de motores da S10, modelo que também é fabricado no complexo. Até março deste ano, os motores da picape eram fornecidos pela MWM Motores, mas depois disso, a montadora passou a importá-los.
Com esta decisão, a montadora deverá contratar 200 pessoas a partir de janeiro em regime temporário. Segundo o sindicato, as contratações são resultado do aumento das exportações da S10, que além do Brasil, é vendida para a Argentina e México. Neste ano, a produção da picape deve chegar a 50 mil unidades, estima a entidade: em 2015, foram produzidas 40 mil.
“O sindicato vem de uma forte luta em defesa do emprego e esta notícia vem num momento em que o País passa por uma grave crise. Por isso, a abertura de novas linhas em São José dos Campos traz boas expectativas para toda a região”, afirma o presidente do sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.
Este é o terceiro acordo negociado entre o sindicato e a GM neste ano. Juntos, representam a recuperação de aproximadamente mil postos de trabalho na fábrica de São José dos Campos. Os outros dois acordos foram assinados entre maio e julho e geraram 850 vagas.