22/07/24 14h21

Gasto com alimentação fora do lar deve movimentar R$ 6,3 bilhões na RMC

Impulsionado pela recuperação da economia e aumento do poder aquisitivo das pessoas, consumo de refeições em bares e restaurantes pode ser 8,2% maior neste ano, comparado com 2023, aponta estudo do IPC Maps divulgado pela Abrasel

Tribuna Liberal

Ao menos quatro vezes por mês, a gerente administrativa Solange Aparecida Bento Siqueira, 47 anos, sai com a família para comer fora de casa. No roteiro estão bares com comida de boteco e boas bebidas, restaurantes, churrascarias, além de pesqueiros. “Saímos para almoçar ou jantar fora aos finais de semana para mudar a rotina e relaxar do estresse do dia a dia”, comenta a moradora de Hortolândia.

Solange é parte do grupo de consumidores que faz sorrir o setor gastronômico da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com a perspectiva de faturar, neste ano, R$ 6.318.582.372 bilhões, 8,2% a mais que em 2023, segundo dados do IPC Maps (Índice de Potencial de Consumo), divulgados pela Abrasel Regional Campinas (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

De acordo com o levantamento, o crescimento do potencial de gastos com refeições fora do lar deve acontecer nas quatro classes sociais na região de Campinas: R$ 1.189.823.736 na classe A (alta de 8,5%), R$ 3.157.629.117 na classe B (+8,2%), R$ 1.778.660.970 pela classe C (+8,1%) e R$ 192.468.548 na classe D (aumento de 8,5%).

Segundo a Abrasel, a recuperação da economia com o aumento do poder aquisitivo dos moradores, nos últimos meses, favorece o crescimento de refeições fora do lar (que inclui alimentação e bebidas). O cenário beneficia o setor gastronômico, atualmente com 32.577 estabelecimentos na RMC, que inclui os municípios de Sumaré, Nova Odessa, Monte Mor, Hortolândia e Paulínia.

André Mandetta, presidente da Abrasel Regional Campinas, vê a projeção do IPC Maps como positiva. “O aumento do consumo na região é importante para trazer esperança para o empresário equilibrar o caixa, já que ainda temos 20% dos estabelecimentos em prejuízo, segundo a última pesquisa da Abrasel, além do alto nível de endividamento, de 32% em abril”, avalia Mandetta. Ele diz, ainda, que esse cenário significa geração de mais empregos pelo setor ao longo do ano.

Para Solange, o custo-benefício das refeições fora de casa compensa. “Hoje em dia, se você colocar na balança, ao fazer um churrasco em casa, por exemplo, se gasta quase a mesma coisa que se for a uma churrascaria com preço mais em conta. As churrascarias têm variedade de carnes e saladas e, além disso, a dona de casa se livra do trabalho de organizar o churrasco, fazer e limpar tudo depois”, observa a gerente administrativa.

O PIB (Produto Interno Bruto) da RMC é de R$ 266.807.891,88 bilhões, com um PIB per capita de R$ 79.817,91. Segundo a Abrasel, os 20 municípios contam, hoje, com 1.778 novos estabelecimentos, chegando a 32.577, uma alta de 5,8% novos empreendimentos abertos, se comparado com 2023.

Fonte: https://www.tribunaliberal.com.br/neg%C3%B3cios/Gasto-com-alimenta%C3%A7%C3%A3o-fora-do-lar-deve-movimentar-R%24-6,3-bilh%C3%B5es-na-RMC