31/07/07 11h36

Ganho da Telefónica no primeiro semestre supera as expectativas

Gazeta Mercantil - 31/07/2007

A significativa melhora nos resultados da Vivo levou a Telefónica Latino Americana a um crescimento da receita operacional antes dos juros, depreciação, amortizações e despesas financeiras (Ebitda), de 1,2%, para € 1,493 milhão no primeiro semestre, conforme divulgou a espanhola ontem. O Brasil é o maior contribuinte do Ebitda da operação latina com 44%, seguido pela Venezuela (13,8%) e Argentina (11,6%) e Chile (9,7%). A receita líquida obtida no País pela Telefónica atingiu € 3,690 milhões, um crescimento de 3,6% na comparação com o mesmo período de 2006. Do ponto de vista operacional, as unidades do País fecharam junho com 45,4 milhões de acessos no Brasil, 2,8% mais do que em junho de 2006, como conseqüência, de um lado, da expansão da Vivo de 6%, e de outro, do retrocesso da infra-estrutura de telefones fixos da Telesp e da contabilização de acessos à internet de banda estreita. O presidente do conselho da Telefónica informou no início deste mês que o grupo tinha oferecido à Portugal Telecom mais de € 3 bilhões para comprar a outra metade da Vivo e alguns analistas afirmam que qualquer notícia sobre esse assunto será o principal catalisador para as ações. A Portugal Telecom teria até agosto para responder à proposta. Mundialmente, o lucro líquido da corporação espanhola no primeiro semestre ficou acima do esperado de 66%, impulsionado por performance forte na Espanha e o balanço positivo elevou as projeções anuais. A Telefónica aumentou sua meta anual de crescimento de receitas para 8% a 10% e subiu sua previsão de lucro de operações principais para 10% a 13%.