23/11/12 16h48

Futuro tecnológico dos displays, telas de toque e tabletes será debatido em São Paulo por empresários e especialistas

No foco das discussões do LatinDisplay 2012 e da International Display Research Conference (IDRC 2012) estará a aplicação dos displays, telas de toque e tabletes na indústria aeronáutica, automotiva, militar, na área de comunicação e em outros setores

Uma das mais bem-sucedidas tecnologias a emergir dos laboratórios para o mercado nos últimos 40 anos, os displays serão o personagem principal do evento que reunirá em São Paulo, de 26 a 30 de novembro, empresários, pesquisadores, agências de fomento, representantes de governos, agentes financeiros, associações de classe, professores e estudantes.

O LatinDisplay 2012, que acontecerá na Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem como objetivo fortalecer toda a cadeia de produção de displays e tecnologias relacionadas – tais como nanotecnologia, células solares, eletrônica orgânica e baterias –, identificando os desafios para que a indústria brasileira possa se preparar adequadamente e aproveitar as oportunidades existentes, com base na capacitação e na disponibilidade de recursos humanos, financeiros e físicos.

“Importantes vetores de inovação, os displays viabilizaram a criação de equipamentos portáteis e tornaram-se componentes estratégicos para diversos setores industriais como aeronáutico, automotivo, eletrônico, militar, médico, comunicação, informática, telecomunicações entre outros”, explica o coordenador do evento, professor Benedito Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Instituições de todo o mundo que atuam na área participarão do evento, principalmente porque este ano o LatinDisplay será realizado em conjunto com a conferência científica International Display Research Conference  (IDRC 2012), promovida pela Society for Information Display (SID).

Além das rodadas de negócios e visitas a empresas e instituições de pesquisa e desenvolvimento localizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, o evento conta também com uma exposição de protótipos e produtos aberta ao público.

“A DisplayEscola, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro como parte do evento, é a única iniciativa no hemisfério sul para formação de recursos humanos nas tecnologias de displays e relacionadas”, ressalta o vice-coordenador do evento, Victor Pellegrini Mammana, diretor do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) de Campinas.

O especialista conta que a área de displays é uma das que possui a maior efervescência internacional em pesquisa e desenvolvimento, intensiva em recursos materiais e humanos. Embora o Brasil e a América Latina não tenham tradição na área, ele acredita que a região deva se empenhar para garantir seu espaço. “Os esforços de pesquisa e desenvolvimento devem acompanhar de perto os de produção industrial”, completou.

“Esta é uma área estratégica para a atração de investimentos ao Estado de São Paulo. Nosso objetivo é colocar os serviços da Investe SP à disposição dos investidores que visitarão o evento e compreender como podemos agir para melhorar o ambiente de negócios do Estado e atrair essa cadeia produtiva”, explica o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

Segundo Mammana, as Redes Brasileira (BrDisplay) e Ibero-Americana (LatinDisplay) vêm exercendo um papel importante nesse cenário, como instrumento para a criação de mecanismos de acesso às tecnologias de displays para as pequenas e médias empresas brasileiras e latino-americanas. Atuam como potencializadoras do uso da competência e das facilidades disponíveis na região, aproveitando os investimentos já efetuados em instituições de pesquisa e desenvolvimento e em empresas.

“O trabalho das Redes tem sido o de identificar e aproximar empresas, universidades e centros de pesquisa da região, procurando colocar junta a inteligência disponível no amplo espectro multidisciplinar dessas tecnologias, com base na capacitação já existente e complementando a capacitação faltante de modo a constituir a base científica, tecnológica e industrial local”, destaca o especialista.

As inscrições para o LatinDisplay 2012/IDRC 2012 podem ser feitas no site do evento, onde também pode ser consultada a programação completa:
www.abinfo.com.br/latindisplay

Especialistas convidados
Para tratar da revolução que deverá ocorrer na iluminação de ambientes, o presidente da Organic Lighting Tech, Munisami Anandan, falará sobre "As tendências em OLEDs para iluminação". Já a competição entre as tecnologias de displays será foco das conferências que serão ministradas pelo professor da University of Electro-Communications de Tóquio, Shigeo Mikoshiba, e pelo especialista da Hon Hai e da Century Displays, I-Wei Wu.

Em relação à área da comunicação, o físico especialista em displays e analista estratégico, Kenneth Werner, da Nutmeg Consultants, discorrerá sobre "Web TV", tecnologia que deve gerar grandes mudanças no setor de TV aberta e por assinatura. Outra palestra abordará a "TV 3D" e será ministrada também pelo especialista em displays e analista estratégico do setor, Chris Chinnock, da Insight Media. Já “O futuro dos e-Books” será debatido pelo vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da E-Ink Corporation, Michael McCreary.

Há, ainda, um grupo de especialistas em aplicações militares e aeronáuticas que participará do evento, com destaque para o cientista chefe do grupo de tecnologia da Planar Systems, Adi Abileah, que falará sobre "Displays para aplicações militares".


Ficha Técnica
LatinDisplay 2012/IDRC 2012
Data:
26 a 30 de novembro
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Endereço: Rua da Consolação, 896 – São Paulo, S.P.
Inscrições, programação e demais informações:
www.abinfo.com.br/latindisplay