28/07/10 10h01

Fusões e aquisições no setor do consumo devem crescer em 18 meses

Folha de S. Paulo – 28/07/10

O ritmo das fusões e aquisições na indústria de consumo deve aumentar nos próximos 18 meses, segundo estudo realizado pela KPMG. Apesar da desaceleração na recuperação econômica no mundo, empresas de alimentos, bebidas, bens de consumo e varejo estão em busca de negócios. O levantamento aponta que, embora os indicadores econômicos registrem queda na produção e no preço das ações em Bolsas, as empresas de alimentos, varejo e vestuário têm sido cobiçadas por compradores internacionais, que querem entrar em novos mercados, e por companhias locais, para fortalecer presença regional.

No Brasil, alguns projetos tiveram de aguardar para serem concluídos, segundo a KPMG. A consultoria, porém, estima que o movimento de consolidação na indústria de consumo se fortaleça nos próximos meses no país, especialmente entre supermercados e hipermercados, segundo David Bunce, sócio. Fora do país, ainda há impasse em torno dos preços. "No Brasil, a busca por um patamar de preço conveniente para as duas partes não é um problema. Como a crise foi curta no país, os preços não sofreram forte reajuste. O que ocorreu foi só uma redução do volume de operações durante a crise."