Fundo inglês traz US$ 654,2 milhões para investir no Brasil
Valor Econômico
A gestora britânica de fundos de investimentos imobiliários Squarestone desembarcou em 2008 no Brasil com o bolso cheio. A empresa possui nada menos do que 400 milhões de libras (US$ 654,2 milhões) para investir na construção de novos shopping centers no país e está negociando a aquisição de pelo menos oito empreendimentos em fase inicial de obras.
Do total que a Squarestone tem para investir, somente 20% já estão comprometidos. Além de comprar o Shopping Bonsucesso, em Guarulhos (SP), em 2008, o fundo britânico está construindo o Shopping Golden Square em São Bernardo do Campo (SP) e o Complexo Canoas, na Grande Porto Alegre (RS). "Queremos construir a marca Squarestone no Brasil. Estamos buscando oportunidades de investimentos em outros países emergentes, mas decidimos que o Brasil seria o primeiro", afirma o inglês James Morse, um dos acionistas da Squarestone, que foi criada em 2003.
A pretensão da Squarestone é ser uma marca como a Multiplan ou Iguatemi no mercado brasileiro. "O mercado brasileiro de shoppings voltou a se aquecer. O apetite (por aquisições) está de volta", afirma Politi, sócio da Squarestone no Brasil. Os projetos encontram-se em diferentes estágios de maturação e regiões do país, como Nordeste, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em alguns casos, a construção do shopping já foi iniciada, mas os controladores estão sem fôlego financeiro para finalizar as obras. Em outros projetos, só há apenas o terreno, afirma Politi.
No Brasil, a Squarestone tem interesse em projetos de construção a partir do zero ("greenfield") ou em fase inicial de obras. O retorno sobre o capital investido desses empreendimentos é sempre maior do que o obtido com a aquisição de centros comerciais já em operação. A Squarestone está trazendo para o país alguns de seus parceiros na Europa, como o escritório inglês de arquitetura Chapman Taylor, especializado em shoppings, e a Coverpoint, consultoria especializada em praças de alimentação. O Shopping Golden Square, que deve ser inaugurado em 2010, terá quatro âncoras.