07/10/24 15h03

Frota de carros elétricos deve chegar a 400 mil veículos em 2024

Monitor Mercantil

Com 13.265 veículos leves eletrificados vendidos em setembro, 2024 se consolida como mais um ano de evolução expressiva da eletromobilidade no Brasil, com o crescimento concomitante da infraestrutura de recarga elétrica pública, que já superou a marca simbólica de 10 mil eletropostos em agosto.

“Mais uma vez, os números confirmam as nossas avaliações: o aumento das vendas de veículos eletrificados está puxando um amplo ecossistema de empresas associadas à eletromobilidade nas principais regiões do país” diz o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.

“A expansão desse ecossistema está gerando empregos, renda e investimentos, não apenas na produção de veículos, mas também na fabricação de equipamentos e componentes, peças, softwares e prestação de serviço”, acrescenta.

No acumulado de janeiro a setembro de 2024, foram emplacados 122.548 veículos leves eletrificados, o que representa uma evolução de 113%, na comparação com o mesmo período de 2023 (57.510 veículos).

A três meses do fechamento do ano, a média mensal de vendas de eletrificados se encontra em 13.616, o que indica que o total anual deverá ultrapassar a projeção de 150 mil unidades. Com isso, a frota brasileira de eletrificados deve ficar próxima da marca de 400 mil veículos.

Os veículos plug-ins tiveram um aumento de 56,83% em comparação com agosto de 2023 (8.458 veículos). O ano de 2024 tem registrado vendas expressivas dos veículos eletrificados, principalmente dos veículos plug-in, os 100% elétricos (BEV), e os híbridos com recarga externa (PHEV).

O aumento da infraestrutura de recarga tem permitido que os veículos elétricos (BEV e PHEV) ganhem força e aumentem sua participação no mercado automotivo brasileiro. Em relação aos eletrificados, os veículos elétricos respondem por 70% das vendas realizadas no período de janeiro a setembro de 2024 (86.326 veículos). Já os veículos plug-ins tiveram um aumento de 56,83% em comparação com agosto de 2023 (8.458 veículos).

Segundo a Tupi Mobilidade, essa é a evolução dos eletropostos no Brasil nos últimos dois anos:

Dezembro/2020: 350

Março/2021: 500

Fevereiro/2022: 1.250

Outubro/2022: 2.862

Dezembro/2022: 2.955

Maio/2023: 3.200

Junho/2023: 3.503

Agosto/2023: 3.800

Dezembro/2023: 4.300

Março/2024: 7.758

Julho/2024: 8.800

Agosto/2024: 10.622

Em setembro, foram vendidos 4.699 veículos 100% elétricos (BEV), com 35,4% de participação em relação ao total de eletrificados. Na comparação com agosto, houve um decréscimo de 8,1% nos emplacamentos. Em relação a setembro de 2023 (1.830 veículos), há um crescimento notável de 156,8%.

Já os veículos híbridos plug-in (PHEV), totalizaram o mês com 4.869 unidades vendidas, com uma participação de mercado de 36,7%. Em relação ao mês de agosto (5.781 veículos), houve uma retração de 15,8%; já na comparação com agosto de 2023 (8.458 veículos) há aumento de 60,8%.

Os HEV convencionais (elétricos não plug-in a gasolina ou diesel) ficaram com 9,3% das vendas (1.235 veículos); os HEV FLEX, com 11,6% (1.540 veículos) e os micro híbridos (MHEV), com 7,0% (922 veículos).

No acumulado 2024 (janeiro a setembro), a participação de mercado dos eletrificados por tecnologia é a seguinte:

BEV: 45.721 (37,31%)

PHEV: 40.605 (33,13%)

HEV: 10.929 (9,3%)

HEV FLEX: 15.838 (11,6%)

MHEV: 9.455 (7,0%).

A região Sudeste é a líder nas vendas de veículos elétricos (BEV e PHEV). Em relação ao crescimento de mercado, as regiões que mais se destacam são Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

As capitais dessas nessas regiões lideram as vendas de elétricos, e estão contribuindo para que a eletromobilidade seja um processo amplo, não restrita somente à região Sudeste.

O estado do Maranhão, por exemplo, foi o que apresentou maior evolução de infraestrutura de recarga. Em março eram 40 pontos disponíveis, e em cinco meses houve um crescimento de 172,5%. Hoje, são 109 pontos disponíveis no estado.

Em relação aos municípios, o destaque de vendas ainda são as capitais:

1º São Paulo: 1.764

2º Brasília: 986

3º Rio de Janeiro: 619

4º Belo Horizonte: 410

5º Curitiba: 370

No processo de interiorização dos veículos leves eletrificados (excluídas as capitais) os municípios destaque são:

1º Campinas/SP: 199

2º Ribeirão Preto/SP: 101

3º São José do Rio Preto/SP: 97

4º Criciúma/SC: 86

5º Uberlândia/MG: 85

 

Fonte: https://monitormercantil.com.br/frota-de-carros-eletricos-deve-chegar-a-400-mil-veiculos-em-2024/