24/02/21 11h30

Frigorífico estima aumento de 30% na produção

Diário da Região

Especializado em produção de tilápias, o frigorífico Supreme do Brasil, localizado em Santa Clara d'Oeste, trabalha com todos os processos da produção da tilápia, com o abate de 20 toneladas por dia do peixe. Com o verão e o período da quaresma, o consumo de peixes segue a tendência nacional de crescimento, o que eleva para 30% a produção do frigorífico. De acordo com o gerente, Arthur Cavalcanti Paes Junior, o frigorífico faz a distribuição de tilápias no estado de São Paulo. 

"O nosso perfil, em termos de planta frigorífica é diferente, já que nos concentramos em todos os processos da cadeia produtiva da tilápia, desde a reprodução dos alevinos, a engorda em piscicultura própria, a filetagem no frigorífico, até a produção de ração", explica o gerente. Mensalmente, segundo Arthur, são 350 toneladas de tilápia que vão para o abate e 2 milhões de alevinos selecionados em laboratório do frigorífico. 

Como o setor de piscicultura é de sazonalidade, Arthur diz que com a chegada do verão, aumenta o metabolismo do peixe, com crescimento mais rápido, contribuindo para a maior produção e qualidade do produto, além de maior consumo de peixes. "Mas, seis meses antes, nos preparamos a partir do mês de junho, para garantir a maior produção da quaresma", afirmou Arthur, lembrando que o peso ideal da tilápia para o abate, geralmente, fica entre 850 gramas a um quilo. 

Ranking 

A piscicultura brasileira cresceu 4,9%, com produção de 758.006 toneladas produzidas em 2019. Os dados são da Associação Brasileira de Piscicultura e estão inseridos no Anuário Peixe BR de Piscicultura, de 2020, que revelou ainda um crescimento de 31% na produção de peixes de cultivo nos últimos seis anos. 

Com produção de 432.149 toneladas, a tilápia representou 57% de toda a piscicultura brasileira em 2019, segundo o levantamento. No ano anterior, a espécie participou com 54,1%. O resultado de 2019 foi 7,96% superior ao de 2018, comprovando a preferência nacional pela espécie. Com esse resultado, o Brasil consolida-se na 4ª posição entre os maiores produtores de tilápia no mundo. 

Paraná foi o Estado com maior crescimento, de 18,7%, na produção de peixes de cultivo em 2019, com 154,2 mil toneladas, aponta a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). "Com isso, não só se consolida na liderança, como amplia a vantagem sobre o 2º colocado, São Paulo. São Paulo e Rondônia, respectivamente 2º e 3º maiores produtores de peixes de cultivo do País, tiveram um ano negativo, reduzindo sua produção", diz a pesquisa. (CC) 

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/agronegocio/2021/02/1223633-frigorifico-estima-aumento-de-30--na-producao.html