25/11/22 12h37

Frigorífico de Fernandópolis poderá vender em diferentes regiões brasileiras

Diário da Região

Frigorífico 

Um frigorífico de bovinos de Fernandópolis é o primeiro do interior de São Paulo a conseguir a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, (Sisbi-POA). Na prática, conforme informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), significa que o frigorífico poderá vender sua produção em diferentes regiões brasileiras. Luiz Carlos Kamarowski, administrador do frigorífico Lira, conta que para se adequar às normas do Sisbi foram feitos investimentos de R$ 3 milhões na planta de Fernandópolis, e a capacidade de abate, que era inicialmente de 20 cabeças de bovinos, passará a 210 animais diariamente. “Mas a intenção é dobrar o abate para 400 animais e comercializar os cortes embalados não apenas no município paulista, mas em todo o País”. 

Suco de laranja 

As exportações brasileiras de suco de laranja cresceram na temporada 2022/2023, resultado do aumento de embarques aos Estados Unidos. Segundo dados da Secex, na parcial da safra deste ano, o volume embarcado ao país norte-americano aumentou 58% frente ao mesmo período da safra passada. Pesquisadores do Cepea avaliam que a maior demanda norte-americana por suco está atrelada à intensa redução na produção de laranja na Flórida, em decorrência do greening e dos recentes entraves climáticos no estado. Nos pomares do Noroeste Paulista, os produtores sentem que poderá faltar fruto. Para o citricultor José Claudio Ruiz, de Rio Preto, as indústrias já estão antecipando os contatos com os produtores para a compra da laranja, o que sinaliza uma falta de matéria-prima para processar o suco em São Paulo. 

Evento da borracha 

Entre hoje e amanhã, especialistas, produtores rurais e convidados do setor da produção de borracha natural participam do 13º Ciclo de Palestras sobre Heveicultura Paulista, no teatro Paulo Moura, em Rio Preto. Participantes de países como Singapura e Índia dão enfoque ao mercado internacional da borracha natural, além de uma série de novidades entre os expositores do setor, segundo a Apabor, organizadora do evento. Pesquisadores devem apresentar manejos e novas tecnologias para a produção de seringueiras. Na palestra da professora de fitopatologia e doenças de plantas da Unesp de Dracena, Ana Carolina Firmino, o tema será pragas e doenças. “Vamos mostrar o cenário das principais doenças que atacam as seringueiras atualmente e que causam prejuízos aos produtores, impactando a produção de látex”, ressalta a pesquisadora. 

Gripe aviária 

Após o aparecimento de gripe aviária na Colômbia, o Mapa está alertando os avicultores brasileiros sobre a importância de intensificar os cuidados sanitários com a produção de frangos. Apesar das propriedades não estarem próximas à fronteira com o Brasil o governo reforça sobre a biosseguridade das granjas brasileiras. O especialista em avicultura Leonardo Attab explica que a influenza aviária é altamente contagiosa e de fácil transmissão, sendo causada por um vírus veiculado pelo ar, água, alimentos, etc. Ele diz ainda que o produtor deve manter e garantir que as ações de biosseguridade básicas da criação sejam seguidas corretamente. 

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/agronegocio/frigorifico-de-fernandopolis-podera-vender-em-diferentes-regi-es-brasileiras-1.1023986