01/09/10 16h13

Freudenberg-NOK atende à matriz e vai às compras no País

DCI – 01/09/10

A Freudenberg-NOK, líder mundial em vedações, vai às compras. Segundo o diretor presidente da empresa, George Luiz Rugitsky, a matriz alemã tem feito insistentes cobranças de que se fechem aquisições para expandir a presença da empresa no País. Ainda sem concorrente chinês no Brasil, a empresa espera ampliar a sua presença nos setores em que já atua, como o automobilístico, que representa 50% dos seus negócios no Brasil. "As companhias chinesas que atuam na linha de produtos técnicos ainda não chegaram no Brasil, mas é uma questão de tempo", diz Rugitsky.

A Freudenberg-NOK quer crescer também no segmento de reposição para a indústria automobilística, que corresponde a 28% dos seus negócios, e também para indústrias em geral, que participam dos 22% restantes do faturamento da empresa. "Queremos crescer ainda em outros setores da economia, como na área de petróleo, no fornecimento para a exploração da camada do pré-sal", explica o diretor presidente.

A fabricante alemã está no Brasil desde 1973, mas só a partir de 1998 começou a brigar por um espaço efetivo no mercado. "Desde a década de 1990, crescemos cinco vezes o nosso tamanho original", conta Rugitsky. O grupo alemão Freudenberg conta com 32 mil funcionários no mundo: no Brasil são 1,3 mil colaboradores, dos quais 530 especificamente na unidade de vedação localizada no Município de Diadema (SP). Em 2009, o grupo faturou no Brasil R$ 500 milhões (US$ 285,7 milhões), em suas seis fábricas. Localmente, a Freudenberg-NOK, unidade de negócios do grupo voltada à tecnologia em controle de vibração e vedação, cresceu, no ano passado, 3,5%.

A Freudenberg-NOK América do Sul informa que os investimentos planejados para o Brasil são 30% maiores do que os previstos em 2008, quando ainda não se havia iniciado a crise global. No ano passado, a empresa investiu em uma nova linha de produção de juntas, como parte de um programa de aportes de mais R$ 100 milhões (US$ 50,8 milhões) do grupo no Brasil para os próximos cinco anos. "Deste total, R$ 4 milhões (US$ 2,03 milhões) se destinaram ao desenvolvimento de novos produtos e à modernização do parque industrial da empresa", explica o executivo. A Freudenberg-NOK é uma associação da alemã Freudenberg com a japonesa NOK. A partir do Brasil, são exportados produtos para toda a América do Sul.