13/07/15 15h53

Franquias de alimentação alavancam setor de franchising

Investimentos e Notícias

Num momento em que o país vive um período de retração econômica, o setor de franquias continua positivo. No primeiro trimestre de 2015 registrou o crescimento de 9,2%, se comparado com igual período do ano passado, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). E quem se mostra bastante consistente é o segmento de Alimentação, que cresceu 14%, alavancando o setor de franchising ao lado dos segmentos de Esporte, Saúde, Beleza e Lazer.

De acordo com a 9ª Pesquisa Setorial das Redes de Franquias de Alimentação 2014, realizado pela ECD Food Service a pedido da ABF, o segmento faturou R$ 25,6 milhões ano passado, o equivalente a 20% da receita total do setor de franchising. A expectativa de crescimento do segmento é de 10% em 2015.

O desempenho das franquias de sorvetes chamou a atenção na pesquisa. O faturamento das franquias com esse tipo de culinária cresceu 34% em 2014, e a expectativa é de crescer 66% esse ano. A rede Sr. Sorvete está otimista diante desse cenário e se prepara para expandir em 2015.

“O setor alimentício é um dos mais consolidados e seguros sistemas de franquias do país, não há dúvida de que é uma boa escolha de investimento”, comenta Leandro Sambini, sócio da Sr. Sorvete. A rede vai abrir duas novas unidades no segundo semestre, uma em Rio Branco, no Acre e outra em Bauru, no interior de São Paulo. Hoje está presente nas cidades de Itápolis e Cravinhos, também em São Paulo.