24/06/08 15h18

Franquia 'made in Brazil' avança em novos mercados

O Estado de S. Paulo - 24/06/2008

As marcas nacionais de franquias estão acelerando sua internacionalização. Nos últimos dois anos, a exportação das franquias brasileiras cresceu em número de marcas e diversidade de destinos. Atualmente, são 52 marcas com DNA brasileiro atuando em 39 países, contra 35 marcas em 2006 - uma expansão de quase 50%. Até o fim deste ano, o total de marcas deve chegar a 60. O mercado de franquias brasileiro já é o quarto maior do mundo em número de marcas. Cresceu 15,6% em 2007, movimentando R$ 46 bilhões (US$ 28,2 bilhões). Especialistas também apontam a diminuição no custo do crédito para investimento, a abertura comercial de alguns países e o crescimento da economia dos emergentes como fatores que atraíram os empresários brasileiros de franchising. Estados Unidos e Portugal, tradicionais escolhas de empresários que querem internacionalizar suas franquias, passaram a dividir as atenções com mercados em expansão como México, Angola e Emirados Árabes. A Sapataria do Futuro, rede de serviços de reparação de calçados, decidiu que era hora de cruzar as fronteiras do País em 2006. Depois de um ciclo de expansão que fez a empresa atingir 188 unidades pelo Brasil, os empresários viram que não havia mais muito espaço para crescer internamente. O destino escolhido para começar a internacionalização foi o México, onde a primeira loja foi aberta em janeiro de 2007. Hoje, já são duas unidades no país. Além do México, Angola e Colômbia receberão franquias da rede até o fim de 2008. O objetivo é que a operação internacional represente 10% do faturamento da companhia em alguns anos. Outra empresa que optou por um mercado alternativo para iniciar a internacionalização foi a rede Green, de vestuário e acessórios infantis. Três franquias internacionais da marca foram abertas na Arábia Saudita (há uma quarta em Angola). De olho na movimentação dos franqueadores brasileiros, 18 delegações estrangeiras estão no País essa semana para participar da feira anual da ABF, que começa amanhã. A iniciativa faz parte de um programa de estímulo à internacionalização posto em prática pela entidade a partir de 2006, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex). Cerca de R$ 3 milhões (US$ 1,84 milhão) estão sendo investidos em reuniões com países-alvo, missões comerciais e participação de franquias brasileiras em feiras no exterior.