Frango com tempero espanhol
Grupo Palacios Investe em uma planta na região de Campinas para disputar mercado com a JBS. O carro-chefe, que promete textura igual à da 'televisão de cachorro´, mas feito em micro-ondas, chega às gôndolas em março
Brasil EconômicoDe olho no apetite do brasileiro - são 45 quilos per capita ao ano, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal(ABPA)- o grupo espanhol Palacios está entrando no país com sua linha de alimentos processados, que começa pelo frango assado congelado, item que pode ser levado ao micro-ondas e promete ter a mesma textura e sabor do tradicional frango de padaria.
O produto já é vendido na Espanha e na França, em lojas do Grupo Cassino, controlador do Grupo Pão de Acúcar (GPA) no Brasil. E é pelo GPA que a empresa iniciará sua entrada, começando por São Paulo para depois se expandir pelo Sudeste e Centro-Oeste. Segundo o GPA, inicialmente, as lojas do Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar terão os frangos da marca a partir de março, em São Paulo. A rede de supermercados Dia também será outra parceria da marca em sua empreitada no Brasil.
Para garantir o abastecimento nas gôndolas, a empresa construiu uma planta de processamento de frangos na cidade de Campinas (SP) e vai terceirizar a logística de distribuição para as cidades onde quer chegar. Os investimentos da companhia não foram revelados, mas, segundo uma fonte, estão sendo feitos com recursos próprios da empresa, que não tem sócios no Brasil. A produção de alimentos para marcas próprias de supermercados, uma realidade na Europa, é outro filão que o grupo pretende explorar por aqui.
Segundo a fonte do setor, o objetivo do fabricante espanhol seria disputar o mercado de alimentos processados com players como a JBS. No entanto, a motivação também estaria relacionada à perda de mercado em seu país de origem. De acordo com uma pesquisa da consultoria britânica Mintel, na Espanha, o Grupo Palacios está em sétimo lugar em participações de mercado em volume de alimentos processados, com 0,5%. A liderança entre as grandes empresas locais é da Campofrio Food Group, com 13,02%, e a maior fatia de mercado é pulverizada entre empresas de menor porte, que detêm 26% do mercado espanhol. Dados da consultoria Euromonitor apontam também que o consumo de frango processado no Brasil cresceu 21,5% no período de 2009 a 2014, movimentando R$ 432 bilhões, enquanto na Espanha a alta foi de 14,8%, com R$ 97 bilhões de receita. A previsão de crescimento de 2014 a 2019, também de acordo com o Euromonitor, é de alta de 19% no Brasil de 14,4% na Espanha.
A empresa será liderada no Brasil por Pedro Jernáez, até então um dos executivos do Grupo Palacios na Espanha. Para a diretoria, profissionais da concorrência foram convidados a ocupar alguns cargos. Elson OSuza, que é diretor geral, era supervisor de vendas na JBS para a marca Seara, e Murilo Ruiz trabalhava em uma distribuidora de alimentos em Sorocaba (SP).Também saído de uma empresa de alimentos, Allan Abranches, oriundo da área de produtos da Seara Alimentos, é o responsável pela apresentação da marca no país e pela campanha de publicidade que está sendo desenvolvida pela Agência 3HREE Comunicação, de São Paulo.
“O primeiro passo vem sendo a degustação dos produtos em pontos de venda. Para chegar ao tipo de tempero de embalagem que fosse atraente para o consumidor brasileiro, a empresa encomendou pesquisas de mercado e formulações que permitem que o produto, em um micro-ondas na função ‘crisp’, tenha textura semelhante na ao do produto comprado na padaria”, afirma Abranches.
Além de ações em supermercados, a comunicação será também em mídia impressa. Segundo Abranches, a empresa não pretende vender somente frango. “Na Espanha, a companhia produz embutidos e é forte em panificação, com uma linha de bolos de aniversário congelados. Esses produtos também chegarão ao Brasil”, antecipa o executivo.