Frango Assado reformula lojas para atrair clientes e planeja expansão nas rodovias de São Paulo
Além de aprimorar a estrutura das lojas, a rede vem investindo também na melhoria de produtos
Mercado e ConsumoConsolidando-se no nicho de restaurantes de rodovias, o Frango Assado, parte do Grupo IMC, que também detém as marcas KFC e Pizza Hut, vem aplicando recursos em diversas frentes com o objetivo de atrair clientes. A rede está reformulando suas lojas e conta com um ambicioso plano de expansão, inicialmente focado em São Paulo e estados próximos. A expansão para os demais estados não é descartada pela companhia, mas se mantém como um segundo plano.
Em entrevista à Mercado&Consumo, o diretor de Marketing do Frango Assado no Grupo IMC, José Giordano, conta que, para os novos projetos, a companhia contemplará espaços importantes, como a Road Office, uma área estruturada onde os clientes poderão realizar reuniões, com acesso aos serviços necessários para isso. Além disso, o Espaço Kids faz parte dos planos da rede, que também planeja a implementação de totens de autoatendimento nos espaços pet, proporcionando mais conveniência.
“A implementação dos totens de autoatendimento (checkout) hoje representa mais de 60% dos pagamentos e reduziu consideravelmente o tempo de espera dos clientes na fila para o pagamento de suas comandas”, conta Giordano.
Além de aprimorar a estrutura das lojas, o Frango Assado vem investindo na melhoria de produtos. A rede conta com um time de pesquisa e desenvolvimento dedicada a identificar inovações e melhorias, além de investir no treinamento de seus colaboradores..
Programa de fidelização
Com mais de 300 mil clientes em sua base, o programa de fidelização do Frango Assado é outra estratégia da rede para atrair e fidelizar seus clientes. “Recentemente, fizemos pesquisas com viajantes do Estado de São Paulo, e a grande maioria afirma que o programa de fidelidade da rede, o Fran-Go!, é um diferencial competitivo nesse mercado. Essas pesquisas mostram que os nossos clientes fidelizados atualmente estão mais propensos a buscar as nossas lojas, mesmo que existam concorrentes nas mesmas rodovias antes do Frango Assado”, explica.
A plataforma Fran-GO! conta com recursos de geolocalização que indicam para o usuário a unidade mais próxima do local do viajante na estrada. O app também realiza sugestões de produtos e novidades com base em promoções vigentes naquele período. Dessa maneira, o Frango Assado direciona a estratégia da marca de acordo com a campanha ou com o estoque das lojas, o que resulta no aumento do consumo de determinados produtos.
Pelo app, a rede também se comunica com os clientes sobre ações e eventos. “O nosso aplicativo permite, com um baixo custo, informar nossos clientes sobre positivasções e promoções de maneira assertiva”, destaca o diretor de Marketing. Na plataforma, a cada real em compras, os clientes acumulam pontos que podem ser resgatados em produtos ou descontos nas lojas.
Marca própria
Atualmente, a ação de maior impacto nas vendas da rede Frango Assado é o lançamento de produtos. O pão de calabresa, que é um produto em parceria com a Ceratti, é um exemplo disso. O item é um dos produtos mais comercializados da marca.
Giordano conta que a rede está trabalhando na expansão da sua linha de produtos e também em renovar as embalagens. “Hoje, as iniciativas que mais impactam o resultado de vendas são os lançamentos de produtos. As novidades bem comunicadas geram um desejo de experimentação e, muitas vezes, são incrementais”, destaca.