França mostra interesse em reforçar parceria com Brasil na área de Defesa
Agência Gestão CT&IBrasil e França pretendem estreitar suas parcerias nos setores de defesa. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com apoio do Ministério da Defesa, organizou na última semana o "Seminário e Rodada de Relacionamento Industrial Brasil – França". Empresas francesas já têm desenvolvido projetos e produtos em parceria com as Forças Armadas e a Indústria Brasileira de Defesa, inclusive com transferência de tecnologia. Agora o objetivo de reforçar esse trabalho em conjunto.
Durante a abertura do encontro, o diretor de Catalogação e Núcleo de Promoção Comercial do Ministério da Defesa, Wagner Lopes Moraes Zamith, lembrou de convênio assinado pelos dois países em 2008, que resultou em contratos envolvendo submarinos, helicópteros e satélites de comunicação. “Sem dúvida, as transferências de tecnologias criaram trocas reais entre empresas francesas e brasileiras”, afirmou.
Entre os trabalhos mais importantes conseguidos com o trabalho em conjunto é possível destacar: o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub); os helicópteros HXBR, parceria com a companhia Eurocopter; e o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em consórcio com a empresa Thales Alenia Space (TAS).
O embaixador Pietton lembrou que a consolidação da parceria estratégica franco-brasileira para a indústria de defesa revela a credibilidade do Brasil em relação ao parceiro francês. “A França acredita na estabilidade do Brasil, na facilidade de fazer novos negócios, bem como na alta capacidade tecnológica de desenvolver novos produtos”, disse.